Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8985
Título: O impacto das redes sociais online nas startups
Autor: Castro, Inês dos Ramos de
Orientador: Crespo, Nuno
Palavras-chave: Startups
Redes sociais online
Facebook
Criação de negócio
Online social networks
Business development
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Castro, Inês dos Ramos de (2015). "O impacto das redes sociais online nas startups". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Hoje, as redes sociais online vieram mudar a relação dos utilizadores não só com a Internet, mas também com as empresas. Uma panóplia de startups surge para explorar o potencial destas redes com a premissa de que uma posição ativa nas mesmas pode traduzir-se num recurso valioso no sucesso e na aproximação ao cliente, e assim uma ferramenta inegável ao serviço das empresas. Este trabalho tem como objetivo primordial estudar e entender os motivos que levaram as startups a iniciarem o seu ciclo de vida através das redes sociais online, e entender também quais foram as suas primeiras ações para impulsionar o crescimento e desenvolvimento do negócio. Foi feito um estudo de múltiplos casos, tendo sido estudadas 4 startups que iniciaram a sua atividade nas redes sociais online. Concluiu-se que as razões principais que levaram as startups a utilizarem as redes sociais como impulsionadores de negócio são facilidade de disseminação de informação, maximizar a proximidade com o cliente, baixos custos associados à utilização das redes sociais online como meio de ação e alcançar uma visibilidade comparável à das grandes empresas sem grandes custos. Relativamente às principais ações utilizadas para lançar a marca concluiu-se que as 3 que mais se destacaram foram: partilha de imagens alusivas ao produto, partilha de vídeos e incentivar os clientes a partilhar as suas experiências com a marca. Pode-se assim afirmar que existe uma coerência entre as ações e razões apresentadas pelos autores e as utilizadas pelas startups.
Today, online social networks came to change user's relationship, not only with the Internet, but also with brands/companies. A wide variety of startups emerged to explore the potential of these social networks with the premise that an active online behavior can be translated into a valuable resource for a strong and positive relationship with the client and also for the company's success, an undeniable tool to all companies. This work had as main objective to ascertain and understand the motivations of startups to begin their life cycle through online social networks, and also understand what were their first actions aimed at growth boosting and business development. It was made a multiple case study, with the study of 4 startups that started their activity in online social networks. It was concluded that the main reasons for startups to use social networks as business drivers are "make infomation's dissemination easy", "maximize customer closeness", "low costs associated to the use of online social networks as a company's tool" and "achieving visibility comparable to large companies without major costs". Regarding the main actions used to launch online brands it was concluded that three actions stood out: "sharing of images allusive to the product", "video sharing" and "encouraging customers to share their experiences with the brand." Therefore it can be ascertained that there is coherence between actions and reasons given by the authors and the ones used by startups.
Descrição: Mestrado em Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8985
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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