Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8983
Título: Efeitos de um programa de exercícios de reeducação sensória-motora no controlo postural de ginastas de competição com instabilidade crónica da articulação tíbio-társica.
Autor: Reis, Marc Philippe Batista
Orientador: Melo, Filipe Manuel Soares de
Oliveira, Raúl Alexandre Nunes da Silva
Palavras-chave: Controlo postural
Instabilidade crónica da tíbio-társica
Oscilação postural
Tempo de estabilização
Data de Defesa: 2011
Citação: Reis, Marc Batista (2011) - Efeitos de um programa de exercícios de reeducação sensória-motora no controlo postural de ginastas de competição com instabilidade crónica da articulação tíbio-társica. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Introdução: A instabilidade crónica da tíbio-társica está associada à instabilidade mecânica e/ou funcional do tornozelo, sendo descrita como a alteração residual mais comum após lesão cápsulo-ligamentar. Testes dinâmicos mostram ser mais adequados para a identificação de défices funcionais relacionados com alterações na manutenção do equilíbrio e tempo de estabilização. Objectivo: Analisar os efeitos da aplicação de um programa de exercícios de reeducação sensorio-motora ao longo de seis semanas, na oscilação postural e tempo de estabilização, em apoio unipodal e na recepção de um salto anterior, lateral externo e lateral interno, em ginastas saudáveis e ginastas com instabilidade crónica da articulação tíbio-társica (ICTT). Tipo de estudo: estudo quasi-experimental, com uma amostra de 24 ginastas - 9 com instabilidade crónica da tíbio-társica (grupo experimental) e 15 saudáveis (grupo de controlo). Métodos: Foi avaliada a oscilação postural — comprimento, área e tempo de estabilização do centro de pressão, através de uma plataforma de pressão antes e após a aplicação de um programa de exercícios. Resultados e Discussão: No grupo com instabilidade observou-se uma melhoria da oscilação postural pela diminuição do deslocamento e área do centro de pressão, e tempo de estabilização, em apoio unipodal de olhos abertos e de olhos fechados, e após a recepção de um salto anterior, lateral interno e lateral externo. No grupo de sujeitos saudáveis verificou-se uma diminuição da oscilação postural em apoio unipodal de olhos abertos e após a recepção de um salto lateral interno; melhoria do tempo de estabilização na recepção de um salto lateral externo e interno, após a aplicação do programa de exercícios. Conclusão: a aplicação de um programa de exercícios de natureza sensório-motora teve efeitos positivos na melhoria do controlo postural, em ginastas com e sem ICTT. Num futuro estudo, associar uma abordagem cinemática e por EMG poderá elevar a consistência dos resultados obtidos.
Descrição: Mestrado em Ciências da Fisioterapia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8983
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.