Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8981
Título: Perspectivas dos profissionais de saúde relativamente ao brincar como uma estratégia de alívio da dor na criança.
Autor: Pimentel, Ana Paula Claro Pires
Orientador: Neto, Carlos Alberto Ferreira
Palavras-chave: Brincar
Crianças
Contexto de saúde
Dor
Estratégias de alívio da dor
Profissionais de saúde
Data de Defesa: 2011
Citação: Pimentel, Ana Claro Pires (2011) - Perspectivas dos profissionais de saúde relativamente ao brincar como uma estratégia de alívio da dor na criança. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este estudo explora a perspectiva dos profissionais de saúde relativamente ao brincar como estratégia de alívio da dor na criança. Estudo transversal de carácter exploratório, descritivo, com recurso a análise quantitativa e de conteúdo. Amostra não aleatória de conveniência, 247 profissionais de saúde: Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Acção Médica, Técnicos de Laboratório, Radiologia, Fisioterapia, Psicólogos e outros Técnicos de Saúde, que exercem funções na Unidade Local Saúde do Norte Alentejano, e que prestam cuidados na área da saúde infantil ou tenham contacto directo com crianças em regime de ambulatório/internamento. Utilizado questionário de auto-preenchimento. Os sujeitos atribuem importância ao brincar nas instituições de saúde, para a promoção do bem-estar da criança. Verificou-se diferenças entre os dois géneros em estudo, o que indicia um maior nível de importância atribuída pelo género feminino. O grupo profissional “Psicólogo” indicia maior nível de importância atribuída á variável dependente, sendo o grupo “Técnico de Radiologia”, com níveis menores. No brincar como estratégia para alívio da dor é reconhecido predominantemente a distracção. As estratégias relevantes são as não farmacológicas, sendo o jogo/brinquedo mais mencionado.
Descrição: Mestrado em Desenvolvimento da Criança - Variante Desenvolvimento Motor
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8981
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese de mestrado-Paula Pimentel.pdf952,78 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.