Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8972
Título: Desenvolvimento infantil e risco ambiental : estudo do perfil de desenvolvimento de crianças pré-escolares em situação de risco ambiental, sinalizadas para intervenção psicomotora. Efeitos da intervenção psicomotora nas crianças pré-escolares em situação de risco ambiental.
Autor: Dinis, Rita Martins Alves
Orientador: Melo, Ana Rodrigues de
Palavras-chave: Avaliação
Crianças em risco
Desenvolvimento infantil
Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths
Intervenção precoce
Intervenção psicomotora
Pré-escolar
Psicomotricidade
Data de Defesa: 2011
Citação: Dinis, Rita Martins Alves (2011) - Desenvolvimento infantil e risco ambiental : estudo do perfil de desenvolvimento de crianças pré-escolares em situação de risco ambiental, sinalizadas para intervenção psicomotora. Efeitos da intervenção psicomotora nas crianças pré-escolares em situação de risco ambiental. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Artigo 1: O conhecimento específico da população com a qual se intervém é essencial no delinear de programas de intervenção adequados e eficazes. Objectivo: estudar o perfil de desenvolvimento de crianças pré-escolares que, oriundas de meios sociais de risco, são sinalizadas para intervenção psicomotora. Metodologia: estudo em que se utilizou o método descritivo e o método diferencial. Participaram 24 crianças, das quais 12 tinham sido sinalizadas para intervenção psicomotora, constituindo o grupo sinalizado, e as restantes 12 constituíram o grupo não sinalizado. A avaliação do desenvolvimento foi realizada através da Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths (revisão de 2006). Resultados: o grupo sinalizado apresentou mais factores de risco ambiental, que se relacionaram com piores resultados ao nível do desenvolvimento infantil. Este grupo obteve resultados significativamente inferiores aos do grupo não sinalizado nas áreas Pessoal-Social, Linguagem, Coordenação Olho-Mão, Realização e Raciocínio Prático. O grupo sinalizado apresentou como áreas mais fortes a Locomoção e a Pessoal-Social e como áreas mais fracas o Raciocínio Prático e a Coordenação Olho-Mão. As áreas Linguagem e Realização foram consideradas áreas intermédias. Conclusão: as crianças, sinalizadas para intervenção psicomotora, apresentaram um perfil de desenvolvimento distinto, do apresentado pelas crianças não sinalizadas, o que pareceu estar relacionado com a existência de factores de risco ambiental.
Artigo 2: As situações de risco ambiental são frequentes e podem ter consequências negativas no desenvolvimento infantil. Como a intervenção psicomotora promove o desenvolvimento integral da criança, existe a possibilidade de esta poder prevenir futuras dificuldades. Objectivo: verificar os efeitos que a intervenção psicomotora tem no desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar, que se encontram em situação de risco ambiental. Metodologia: estudo quasi-experimental no qual participaram 12 crianças sinalizadas para intervenção psicomotora. Os participantes foram divididos em dois grupos (grupo de estudo e grupo em espera). A avaliação do desenvolvimento foi realizada através da Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths (revisão de 2006). Resultados: após o grupo de estudo beneficiar da intervenção houve uma melhoria estatisticamente significativa ao nível dos seus resultados nas áreas Locomoção, Linguagem, Coordenação Olho-Mão, Realização e Raciocínio Prático. Estes resultados foram superiores aos do grupo em espera, ainda que a diferença não tenha sido significativa. Ao nível do percentil de desenvolvimento, a diferença entre os dois grupos já foi significativa nas áreas Locomoção, Linguagem e Coordenação Olho-Mão. O grupo de estudo passou a apresentar um perfil de desenvolvimento homogéneo. Conclusão: os resultados obtidos apontam para a possibilidade de a intervenção psicomotora ser uma forma eficaz de promover as diferentes áreas do desenvolvimento infantil.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8972
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.