Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8971
Título: Estudo exploratório da proficiência motora de crianças com perturbações de desenvolvimento e aprendizagem . Avaliação do perfil motor e psicomotor de crianças com perturbações de desenvolvimento e aprendizagem.
Autor: Rosa, Filipa Alexandra Rebelo Esteves Brito
Orientador: Melo, Ana Rodrigues de
Palavras-chave: Desenvolvimento motor
Dificuldade motora
Dislexia
Hiperactividade e défice de atenção
Síndrome de Asperger
Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oserestky
Data de Defesa: 2011
Citação: Rosa, Filipa Brito (2011) - Estudo exploratório da proficiência motora de crianças com perturbações de desenvolvimento e aprendizagem . Avaliação do perfil motor e psicomotor de crianças com perturbações de desenvolvimento e aprendizagem. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Artigo teórico: Este artigo pretende abordar a temática das dificuldades motoras em crianças com Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem (Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção, Dislexia e Síndrome de Asperger), assim como, reflectir sobre a utilidade do teste de Bruininks-Oserestky para a avaliação/ planeamento e intervenção dos Psicomotricistas. Para melhor compreensão do assunto em estudo explorou-se a contribuição da motricidade na aprendizagem e no desenvolvimento e fez-se uma breve referência às características e etiologia das perturbações estudas. Em seguida, abordaram-se investigações realizadas sobre o desempenho motor (proficiência), tentando descrever as dificuldades motoras específicas da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção, Dislexia e Síndrome de Asperger. Posteriormente procedeu-se a uma revisão da literatura dos testes que avaliam o Desenvolvimento Motor e Psicomotor, aprofundando o teste de proficiência motora de Bruininks-Oserestky. Para facilitar a reflexão da importância de alguns componentes que este teste avalia, nomeadamente a motricidade global e a motricidade fina e particularmente o equilíbrio e a coordenação realizou-se uma abordagem centrada na sua signifição psiconeurológica. Por fim, explora-se o papel da motricidade como veículo de intervenção, assim como, o que diferencia a motricidade e a psicomotricidade como campo de investigação e intervenção.
Artigo prático: O objectivo deste estudo é investigar a proficiência motora e detectar dificuldades motoras específicas de crianças com perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem (Perturbação de Hiperactividade e Défice de atenção (PHDA), Dislexia (D), Síndrome de Asperger (SA)), estudando-as comparativamente com crianças sem perturbações. Aplicou-se a Forma Reduzida do Teste de Proficiência Motora de Bruininks-Oseretesky a 34 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos, de ambos os sexos. O grupo de estudo é constituído por 6 elementos com diagnóstico de PHDA, 6 de D e 5 com SA, sem comprometimento cognitivo. O grupo de comparação é constituído por 14 elementos com a mesma idade e género, sem nenhuma problemática identificada. Os resultados sugerem padrões de proficiência motora distintos entre o grupo de estudo e o grupo de comparação, assim como entre os diagnósticos. As crianças do grupo SA apresentam valores mais baixos, seguindo-se a D e por último a PHDA com valores aproximados do grupo de comparação. Na motricidade fina destacaram-se diferenças mais significativas nas prestações motoras relativas à precisão motora fina e à destreza manual, na motricidade global destacou-se o equilíbrio, a corrida de velocidade e agilidade e a coordenação dos membros superiores. O estudo sugere que existe maior vulnerabilidade do grupo estudo para apresentar dificuldades motoras. A prática de actividade física está positivamente correlacionada com o nível de proficiência do grupo de estudo.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8971
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.