Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8970
Título: Estudo do impacto de metodologias específicas de intervenção psicomotora em crianças do 2º ano do ensino básico com dificuldades de aprendizagem na escrita. A importância da intervenção psicomotora em crianças com dificuldades de aprendizagem na escrita.
Autor: Gomes, Patrícia Pereira
Orientador: Cruz, Vítor Manuel Lourenço da
Palavras-chave: Aprendizagem
Desenvolvimento psicomotor
Dificuldades de aprendizagem
Dificuldades na escrita
Erros ortográficos
Factores psicomotores
Intervenção psicomotora
Psicomotricidade
Processos psicológicos
Data de Defesa: 2011
Citação: Gomes, Patrícia Pereira (2011) - Estudo do impacto de metodologias específicas de intervenção psicomotora em crianças do 2º ano do ensino básico com dificuldades de aprendizagem na escrita. A importância da intervenção psicomotora em crianças com dificuldades de aprendizagem na escrita. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Artigo 1: O presente artigo tem como finalidade apresentar uma revisão bibliográfica acerca da relação entre as Dificuldades de Aprendizagem na escrita e a Psicomotricidade. Neste sentido, explora-se o conceito de linguagem visual expressiva ou escrita, evidenciando as suas fases de aprendizagem e os processos psicológicos subjacentes. Para além disso, faz-se referência a alguns requisitos que a criança deve adquirir para que a aprendizagem da escrita, concretamente da ortografia, seja realizada de forma correcta. De seguida, é desenvolvido o conceito de Psicomotricidade, a sua relação com a aprendizagem e, consequentemente, com as Dificuldades de Aprendizagem. Faz-se, também, referência ao desenvolvimento psicomotor descrevendo os factores psicomotores e as suas relações com as Dificuldades de Aprendizagem ao nível da escrita. Por fim, tenta-se compreender o contributo da intervenção psicomotora no contexto das Dificuldades de Aprendizagem na escrita, especificamente ao nível da ortografia.
Artigo 2: Neste estudo procurou-se verificar o impacto da intervenção psicomotora em crianças com Dificuldades de Aprendizagem na escrita, especificamente ao nível dos erros ortográficos. Participaram nesta investigação 18 crianças do 2º ano do ensino básico (9 com dificuldades na escrita e as restantes 9 sem dificuldades na escrita), tendo sido realizado um estudo comparativo inter-grupos, para podermos analisar possíveis diferenças ao nível do perfil psicomotor e ortográfico, facto que se veio a constatar estatisticamente. De seguida, o grupo de crianças com dificuldades na escrita foi dividido em dois grupos (Grupo 1 e Grupo 2). Ambos foram avaliados em três momentos (inicial, intermédio e final). Após a avaliação inicial, o Grupo 1 foi sujeito a 12 sessões de intervenção psicomotora. Depois do segundo momento de avaliação, foi a vez do Grupo 2 ser sujeito ao mesmo programa de intervenção de modo a reforçar os efeitos deste na amostra. No momento final os dois grupos foram avaliados para constatar os ganhos do Grupo 2 e a retenção das competências pelo Grupo 1. Os resultados obtidos apontaram para melhorias nos dois grupos, após o período de intervenção psicomotora, verificando-se ganhos no desenvolvimento psicomotor e nas competências ortográficas.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8970
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo 1..pdfArtigo 1552,48 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Artigo 2..pdfArtigo 21,04 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.