Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8943
Título: Projetar com luz, cor e matéria em espaços de ensino : Escola Técnica em São Tomé e Principe.
Autor: Ferreira, Nelson de Jesus Henriques
Orientador: Pernão, João Nuno de Carvalho
Palavras-chave: Escola Técnica
São Tomé
Cor
Matéria
Arquitetura tropical
Technical school
Tropical architecture
Data de Defesa: Fev-2015
Editora: Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura
Citação: FERREIRA, Nelson de Jesus Henriques - Projetar com luz, cor e matéria em espaços de ensino : Escola Técnica em São Tomé e Principe. - Lisboa : FA, 2015. Tese de Mestrado.
Resumo: Ancorado no golfo atlântico da Guiné, São Tomé e Príncipe aguarda cumprir o seu desígnio para com o povo que lá habita. Enquanto isso, a riqueza tropical abençoa o que o legado histórico parece ter esquecido. A natureza pulsante do arquipélago contrasta com as necessidades sociais e económicas do país, sendo vontade política apoiar o desenvolvimento na educação, tornando todos os cidadãos activos e parte integrante desse processo. A insuficiência de infra-estruturas é um dos factores que tem contribuído para a degradação na qualidade geral do ensino. Nesse âmbito, este trabalho responde com o projecto de uma escola de ensino técnico: fundada nos pilares da aptidão natural do território e enquadrada nos recursos locais, questionando os pressupostos da educação, e explorando as qualidades plásticas e de conforto da luz, da cor e da matéria.
ABSTRACT: Anchored into Guine´s Atlantic Golf, São Tomé and Príncipe awaits the fulfiment of its purpose, for the local people's sake. Meanwhile, the tropical richness blesses what the historic legacy seems to have forgotten. The archipelago´s beating nature conterpoints to the country´s social and economic need, being the will of the government to support the development of education, thus making all active citizens forming part of the national modernization. The lack of infrastructures has contributed to the education´s overall quality degradation. This work provides a solution for one technical school: founded in the territory´s natural ability and incorporated into the local resources, questioning the assumptions of education, and exploring the plastic qualities and the comfort of light, colour and matter.
Descrição: Dissertação apresentada na Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura, para obtenção do Grau de mestre em Arquitetura
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8943
Aparece nas colecções:BFA - Teses de Mestrado / Master Thesis
DPAUD - Tese de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PFM_Doc_Final.pdf47,9 MBAdobe PDFVer/Abrir
PFM_Doc_Final.pdf47,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.