Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8903
Título: Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Matias Aires no ano lectivo 2008-2009.
Autor: André, Ana Sofia Henriques
Orientador: Gonçalves, Acácio Manuel da Silva
Marvão, Paula Maria Gonçalves Pinto
Palavras-chave: Actividade física
Aptidão física
Educação física
FitnessGram
Reflexão
Data: 2010
Citação: André, Ana Sofia Henriques (2010) - Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária com 3º Ciclo de Matias Aires no ano lectivo 2008-2009. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este Relatório representa uma reflexão em torno de um estudo anteriormente realizado, no âmbito da investigação e inovação pedagógica, inserido na Área 2 do Estágio, no ano lectivo 2008-2009, na Escola Secundária com 3º Ciclo de Matias Aires (ESMA). O objectivo deste estudo foi observar que tipo de Actividade Físico- Desportiva os alunos da ESMA praticam (sector desportivo) e verificar se existe uma relação significativa entre os diferentes grupos da amostra e os resultados da Aptidão Física no FITNESSGRAM®. A sua amostra é constituída por 100 alunos, sendo dividida em quatro grupos: um grupo de 41 alunos que realizam apenas aulas de Educação Física, denominados de Não Praticantes Desportivos (NP), um grupo de 23 Praticantes de Desporto Escolar (DE), um grupo de 21 Praticantes de Desporto Federado (DF) e um grupo de 15 Praticantes de Desporto de Lazer (DL). Segundo as conclusões do estudo, no que se refere à avaliação da Actividade Física, é alarmante que cerca de 40% dos alunos da amostra não pratiquem Actividade Física para além das aulas de Educação Física. Na avaliação da Aptidão Física, a nivel global verificou- se que a Força Superior é um aspecto a desenvolver. Da comparação entre os diferentes grupos, o grupo DF é o que apresenta melhores resultados de aptidão física, em contraste com o grupo DL. Com a elaboração deste estudo, a Escola, o Grupo de Educação Física e o Gabinete de Avaliação da Condição Física existente, dispõe de um documento auxiliar de base, que poderá ajudar a definir o caminho a seguir para a consecução dos seus objectivos. Em termos pessoais e profissionais, a reflexão acerca deste estudo permitiu-me ao debruçar sobre ele, reconhecer competências e/ou aplicar novos conhecimentos, pois consigo identificar o que poderia ter feito diferente, no sentido de o melhorar, tanto em termos metodológicos, como em termos operacionais.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8903
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.