Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8892
Título: Perfil dos presidentes de direcção, em regime de voluntariado, das modalidades olímpicas do distrito de Setúbal.
Autor: Camoesas, Rui Miguel de Oliveira Valadas Ribeiro
Orientador: Colaço, Carlos Jorge Pinheiro
Palavras-chave: Dirigente desportivo
Modalidades olímpicas
Perfil
Voluntariado
Data de Defesa: 2011
Citação: Camoesas, Rui Miguel (2011) - Perfil dos presidentes de direcção, em regime de voluntariado, das modalidades olímpicas do distrito de Setúbal. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Actualmente, a estrutura associativa federada depara-se com a falta de dirigentes disponíveis ao nível intermédio, sendo que muitos deles permanecem nas Associações, durante vários anos, por não surgirem substitutos, em regime de voluntariado. O presente estudo pretende revelar o perfil sociodemográfico, o papel enquanto dirigente, a formação na área e o domínio da legislação em vigor, dos presidentes associativos, do distrito de Setúbal. Através da aplicação de um questionário, concebido para o efeito, foram recolhidos os dados pretendidos, de uma amostra constituída pelos doze presidentes das associações de modalidade olímpica, existentes no distrito de Setúbal, em regime voluntário. Os dados demonstram a prevalência do sexo masculino, com idade superior aos 45 anos, cuja dedicação ao cargo é desempenhada a tempo parcial, com o objectivo de servir uma causa; porém, a conjugação do cargo com outros papéis ,da vida quotidiana, é assumida como razoável. Destaca-se ainda, a falta de verbas, como a maior dificuldade sentida, por estes indivíduos. Apesar do escasso número de formações, estes dirigentes apresentam-se disponíveis para participar neste tipo de acções, instigados pela necessidade de desenvolver competências, em áreas específicas deste domínio, nomeadamente, na organização desportiva. Os Presidentes mostram-se informados, sobre a legislação referente aos mesmos, estando no seu entender inadequada. Manifestam ainda, uma preocupação vincada, relativa à já mencionada carência de interesse neste tipo de cargos, pelo que sugerem a oferta de incentivos fiscais e dispensa do serviço, como medidas de combate ao problema.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8892
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado - Rui Camoesas.pdf1,76 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.