Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8891
Título: Associativismo desportivo : uma abordagem financeira estudo de caso : análise comparativa entre dois clubes da região de Lisboa.
Autor: Tomé, Carla Patrícia Pereira
Orientador: Mascarenhas, Maria Margarida Ventura Mendes
Palavras-chave: Análise financeira
Associativismo desportivo
Clubes desportivos
Equilíbrio financeiro
Data de Defesa: 2011
Citação: Tomé, Carla Patrícia Pereira (2011) - Associativismo desportivo : uma abordagem financeira estudo de caso : análise comparativa entre dois clubes da região de Lisboa. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: A maior parte dos clubes desportivos que fazem parte do panorama desportivo nacional, têm sido geridos sem se preocuparem com a sua situação económico-financeira, sendo estas minimizadas pelos resultados e sucessos desportivos alcançados. Sabendo que, numa organização o estudo do equilíbrio financeiro se consubstancia como uma condição indispensável para a respectiva sobrevivência, iremos fazer uma apreciação do equilíbrio financeiro de dois clubes desportivos com grande tradição no panorama do associativismo desportivo Lisboeta, ao longo do período temporal 2004 - 2009. Os dados recolhidos nesta dissertação derivam dos documentos económico-financeiros publicados nos relatórios e contas do Ginásio Clube Português e do Lisboa Ginásio Clube, em especial, os dados incluídos nos Balanços e Demonstrações de Resultados, relativos aos exercícios económicos de 2004 a 2009. Os principais resultados deste estudo indicam que existem pontos divergentes entre as duas teorias abordadas, a tradicional e a funcional, para a avaliação do equilíbrio financeiro organizacional.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8891
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.