Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8888
Título: Decision-making styles : the teacher of physical education and sport as a manager : a study concucted in Lisbon's 1st cycle schools.
Autor: Abreu, Frederico André
Orientador: Colaço, Carlos Jorge Pinheiro
Palavras-chave: 1st Cycle
Decision styles
Physical education teacher
Ensino do 1º Ciclo
Estilos de decisão
Professor de educação física
Data de Defesa: 2011
Citação: Abreu, Frederico André (2011) - Decision-making styles : the teacher of physical education and sport as a manager : a study concucted in Lisbon's 1st cycle schools. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: The purpose of this research was to define and analyze the decision making style of Physical Education Teachers, as well as the influence of variables such as age, gender or teaching experience may have on dominating style. The sample of 36 teachers from Lisbon’s primary schools was used to accomplish the goals of understanding if the teacher has a dominant style of decision making well-defined; understanding if the decision style can be influenced by factors such as gender, age and teaching experience; and help creating a pattern of decision style for this profession. The data from this study suggests that teachers have as dominant decision style in decision making, the Conceptual style. However, taking into account the scores awarded to the other styles we come to the conclusion that it is not possible to clearly confirm the physical education teacher has a style largely predominant. Considering the studied variables’ influence, we find no significant differences in any of the styles. In spite of that fact, we observed the tendency for the gender to affect Directive and Analytic style in our study, and the trend that advancing age can make teachers progress from Conceptual style towards Directive.
RESUMO : O objectivo deste estudo foi o de analisar e definir os estilos de tomada de decisão dos Professores de Educação Física, bem como a influência de variáveis como a idade, género ou a experiência de ensino podem ter nos mesmos. A amostra constituída por 36 Professores de Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Lisboa foi usada para compreender de o Professor tem algum estilo de tomada de decisão dominante e bem definido; compreender se os estilos de tomada de decisão são influenciáveis por factores como a idade, género ou a experiência de ensino; e ainda ajudar a criar um padrão de estilos de decisão para esta profissão. Os dados recolhidos sugerem que os Professores de Educação Física no 1º Ciclo têm como estilo dominante o Conceptual. No entanto, tendo em conta os valores obtidos nos outros estilos, chegamos à conclusão de que não é possível afirmar claramente que o Professor de Educação Física tem um estilo de decisão muito predominante. Considerando a influência das variáveis estudadas, não se encontraram quaisquer diferenças estatisticamente significativas. Apesar deste facto, observa-se no nosso estudo uma tendência muito forte para o género afectar os resultados no estilo Directivo e Analítico, e ainda a propensão para que o avançar da idade dos Professores faça progredir o estilo de predominantemente Conceptual para maioritariamente Directivo.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8888
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Frederico Abreu - Tese Definitiva.pdf623,5 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.