Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8887
Título: Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab
Autor: Nobre, Marisa da Costa
Orientador: Oliveira, Sandra Miranda de
Palavras-chave: Plano de Social Media Marketing
Planeamento Estratégico em Social Media
Social Media Marketing
Indústria de Wedding Design
Redes Sociais
Convites de Casamento
Social Media Marketing Plan
Social Media
Wedding Design
wedding invitations
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Nobre, Marisa da Costa (2014). "Planeamento em social media : elaboração de um plano de social media marketing para a marca Lovelab". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O presente trabalho de projeto teve como objetivo a elaboração de um plano de social media marketing para a marca LoveLab, e a exploração da importância e da mais-valia de ter uma presença online integrada. A LoveLab é uma marca que está associada à conceção e produção de convites e outras pecas gráficas para casamentos, sendo uma marca com uma comunicação dirigida exclusivamente a plataformas de social media. Para alcançar este objectivo procedeu-se à recolha de dados primários através de uma entrevista simultânea e semiestruturada à diretora criativa da marca e a um consultor externo de marketing digital. Utilizou-se adicionalmente um focus group com noivas e mulheres recém-casadas e foi efetuada uma análise de conteúdo às menções à marca LoveLab e às marcas dos principais concorrentes ocorridas em plataformas de social media. Em paralelo, procedeu-se à recolha de dados secundários, permitindo a obtenção das restantes informações relevantes para a elaboração de um plano. A análise destes dados permitiu a identificação dos pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades e ameaças do ambiente de social media da marca. A informação recolhida permitiu ainda a caracterização do segmento-alvo relativamente aos interesses, atividades e gostos online, levando à identificação das plataformas de social media consideradas mais relevantes pelo público-alvo. O plano de social media marketing realizado inclui propostas para a gestão relativamente à presença da marca nas plataformas de social media, em termos de identificação de objetivos, definição da estratégia, caracterização do público-alvo, e apresentação de táticas para as diversas plataformas selecionadas.
This research project intends the development of a social media marketing plan for the brand LoveLab, and the exploration of the importance and added value of having an integrated online presence. LoveLab is the company's brand Claim that is associated with the design and production of invitations and other graphic pieces for weddings, being a brand with a communication addressed exclusively to social media platforms. To achieve this goal one collected primary data through semi-structured and simultaneous interviews to the creative director of the brand and to an external consultant on digital marketing. Additionally one used a focus group with brides and newly married women. Also a content analysis of references to the LoveLab brand and the brands of major competitors occurring in social media platforms was performed. Collection of secondary data also was ensured, for the gathering of other relevant information for the preparation of a plan. Analysis of these data allowed the identification of strengths and weaknesses as well the opportunities and threats of social media brand environment. The information collected also allowed the characterization of the target segment in relation to interests, activities and habits online, leading to the identification of social media platforms considered most relevant by the target audience. The present plan includes proposals for the management related to the presence of the brand in social media platforms, defining goals, strategies, characterization of the target audience, and presentation of the various tactics for selected platforms.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8887
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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