Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8846
Título: Conhecimento prático, auto-eficácia e qualidade de ensino : um estudo multicaso em professores de educação física.
Practical knowledge self-efficacy and teaching effectiveness : a multicase study on physical education teachers.
Autor: Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Orientador: Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da
Garcia, Carlos Marcelo
Palavras-chave: Análise do ensino
Educação física
Professores
Qualidade do ensino
Data de Defesa: 2000
Citação: Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares (2000) - Conhecimento prático, auto-eficácia e qualidade de ensino : um estudo multicaso em professores de educação física. Tese de Doutoramento. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de motricidade Humana.
Resumo: Esta investigação teve por objectivo estudo das relações entre a qualidade do ensino, o conhecimento prático e a auto-eficácia geral e específica de professores de educação física. Foi adoptado um formato metodológico de tipo intensivo sob a forma de estudo multicaso. Acompanharam-se dois grupos de dois professores com níveis de auto-eficácia distintos e respectivas turmas, durante duas unidades de ensino. Foram recolhidos dados sobre a ecologia das aulas observação sistemática e notas de campo; o pensamento dos alunos e crenças de eficácia do professor questionários, e o conhecimento prático dos professores entrevistas. Os dados foram processados informaticamente nos programas Aquad 5.2 dados de texto e SPSS 9.0 dados de questionários e observação. Utilizaram-se a análise de conteúdo de tipo lógico semântico e as estatísticas descritiva e comparativa não-paramétrica U de Mann-Whitney e Qui-quadrado para a caracterização e comparação dos casos. Os resultados permitiram concluir que os professores com um nível de auto-eficácia geral superior revelam um conhecimento mais reflexivo, flexível, rico e coerente, relacionado com as indicações da eficácia no ensino; e uma qualidade de ensino superior na gestão da ecologia da aula, com maior efeito sobre as oportunidades de aprendizagem e percepções dos alunos acerca do ensino.
ABSTRACT: The present study aimed to examine the relationships between Physical Education teachers’ pratical knowledge, self-efficacy both general and specific and teaching effectiveness. An in-depth intensive multiple-case study design has been adopted. Two groups consisting of two teachers with distinct self-efficacy levels were observed in class along two teaching units. The data collection included: classroom ecology management – systematic observation and field notes; the students’ thoughts and teachers’ beliefs on self-efficacy – questionnaires; the teachers’ practical knowledge – interviews. The Aquad 5.2 for qualitative data and SPSS 9.0 for quantitative data software applications were used to compute the data. Post categorization content analysis as well as descriptive and non-parametric statistics Mann-Whitney U and Chi-square procedures were used for case report and cross-case analysis purposes. Results allow the conclusion that higher general self-efficacy teachers show: a) more reflective, rich, flexible, and coherent knowledge, which is closely related to research suggestions on teaching effectiveness and b) higher effectiveness in the management of classroom ecology thus promoting better learning opportunities and more positive perceptions about teaching on students’ part.
Descrição: Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Análise e Organização de Situações de Educação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8846
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis

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