Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8789
Título: Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos
Autor: Santos, Tomás Filipe Venâncio
Orientador: Duarte, Margarida
Palavras-chave: Produtos Biológicos
Comportamento de Comprador
Fatores Motivadores
Fatores Limitadores
Análise Qualitativa
Organic Products
Purchase Behavior
Motivating Factors
Limiting Factors
Qualitative Analysis
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Santos, Tomás Filipe Venâncio (2014). "Fatores de motivação e de limitação da compra de produtos biológicos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Na sociedade atual a compra de produtos biológicos surge como uma alternativa sustentável aos produtos provenientes de processos intensivos de produção. A ausência de agroquímicos no método de cultivo biológico proporciona benefícios para a saúde, sendo este um dos principais fatores motivadores da compra. Este estudo apresenta como principal objetivo a análise das motivações e limitações da compra de produtos biológicos. Com esta finalidade, foi desenvolvido um estudo em profundidade a compradores selecionados num mercado biológico localizado na região de Lisboa. O preço elevado dos produtos biológicos tem sido alvo de diferentes estudos nos últimos anos, apresentando-se como um dos fatores limitadores de compra. Contudo, embora exista consciência deste preço premium face aos produtos convencionais, os compradores biológicos afirmam comprar não unicamente um produto mas sim um conjunto de valores associados ao mesmo. Todos os fatores motivadores e limitadores em análise apresentam um impacto diferente no processo de aquisição, variando de comprador para comprador, sendo o grau de envolvimento com a vertente biológica um aspeto determinante.
The aim of this study was to obtain in-depth insights about organic buyer's behavior, by analyzing their motivations and constraints in the purchase process. Data were collected from 25 open interviews in an organic market located in Lisbon. In today's society, the purchase of organic products has been emerging as a sustainable alternative to products from intensive production methods. One of the main factors that motivate buyer's choice is the health concern, because organic farming systems do not use agrochemicals such as synthetic fertilizers, pesticides, use of genetically modified organisms and many other food additives. Several studies have analyzed the impact of the high prices in the organic market and concluded that this factor is a key limitation to the acquisition of these products. The majority of the organic buyers are conscious of the premium prices. In spite of that, they consider that this purchase offers them a set of values instead of a simple product as the conventional ones. All the previously analyzed motivation and limitation factors have different meanings and impact on the acquisition process, according to the level of involvement that each buyer presents towards the biological trend.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8789
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-TFVS-2014.pdf878,11 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.