Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8788
Título: Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança
Autor: Gomes, Leila Alexandra Ramos
Orientador: Duarte, Margarida
Palavras-chave: Crianças
Gadgets
Smartphones
Tablets
Marcas
Comportamento do Consumidor
Grupos de Influência
Children
Brands
Consumer Behavior
Groups of Influence
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Gomes, Leila Alexandra Ramos (2014). "Preferência e escolha de gadgets : a perspectiva da criança". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: As crianças têm um papel cada vez mais importante na sociedade e em termos de consumo elas não são exceção. Os jogos, comidas, roupa, artigos de desporto, entre outros são os produtos mais consumidos por este target em expansão. A maioria das marcas de tecnologia não direciona a sua comunicação para as crianças e as próprias crianças apercebem-se disso. Este estudo pretende contribuir para um melhor conhecimento do mercado infantil na perspectiva do marketing e sua envolvente tecnológica. As crianças são não só o mercado futuro das empresas, como também o seu mercado atual, tendo em conta o seu rendimento disponível e, também, a influência exercida sobre os pais e família. Esta investigação foi realizada recorrendo a um estudo qualitativo, tendo sido efectuado um focus group com nove crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. Verificou-se que as crianças participantes gastam o "seu dinheiro" (mesada ou dinheiro dos pais) sobretudo em jogos e outros produtos associados a tecnologia. O foco deste estudo foram os gadgets, mais especificamente smartphones e tablets. Este estudo revela que as crianças têm um papel importante na decisão de compra dos pais, influenciando diretamente ou indirectamente as suas decisões. Em tecnologia consideram-se mais informados e conhecedores do mercado do que os próprios pais e alguns familiares. O grupo de influência mais ativo é, sem dúvida, os amigos, visto as crianças gostarem de os impressionar e de se "sentirem confiantes" no seu grupo de pertença.
Children have an increasingly important role in society and in terms of consumption they are no exception. Games, food, clothing, sporting goods, among others are the products most consumed by this target expanding. Most technology brands does not direct your communication to children and the children themselves notice it. This study aims to contribute to a better understanding of children's market in the marketing perspective and their technological environment. Children are not only the future market companies, as well as your current market, taking into account your disposable income and also the influence exerted on parents and family. This research was conducted using a qualitative study being conducted a focus group with nine children aged between 10 and 12 years. It was found that participating children spend "money" (allowance or parents' money) especially in games and other products associated with technology. The focus of this study were the gadgets, specifically smartphones and tablets. This study reveals that children have an important role in parents' purchasing decisions, influencing directly or indirectly to its decisions. In technology are considered to be more informed and market savvy than their parents and some relatives. The most active group influence is undoubtedly friends, as children like to impress and "feel confident" in the group they belong to.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8788
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-LARG-2014.pdf937,67 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.