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Título: Práticas, contextos e materiais dos psicomotricistas portugueses.
Autor: Martins, Ana Lídia Silva
Orientador: Espadinha, Ana Cristina Guerreiro
Palavras-chave: Características dos materiais de intervenção
Classificação de materiais
Construção de materiais
Exemplos de materiais
Intervenção psicomotora
Organização de materiais
Psicomotricidade
Psicomotricidade em meio aquático
Psicomotricidade em meio escolar
Data de Defesa: 2015
Citação: Martins, Ana Lídia Silva (2015) - Práticas, contextos e materiais dos psicomotricistas portugueses. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Artigo 1: Contextos, Recursos e Materiais da intervenção psicomotora: Revisão de literatura - O presente artigo aborda a psicomotricidade como profissão e respetivas caraterísticas da prática psicomotora, tendo como principal objetivo abordar os contextos, recursos e materiais utilizados e construídos pelos profissionais, realizando uma revisão bibliográfica entre autores da área da psicomotricidade. Para o propósito indicado são dados exemplos concretos da intervenção em contexto escolar e aquático, caraterizando-se os objetivos, as estratégias utilização, a gestão espácio-temporal da sessão, bem como os recursos materiais utilizados nas sessões, reunindo cinco tipos diferentes de classificação de materiais de acordo com: (a) propriedades intrínsecas dos objetos; (b) funções dos objetos; (c) atividades desenvolvidas; (d) objetivos da intervenção; e (d) outros sistemas. Artigo 2: Estudo sobre as Práticas, Recursos e Materiais utilizados na prática dos Psicomotricistas Portugueses - O presente estudo aborda a temática dos materiais utilizados na intervenção psicomotora, tema pouco emergente na literatura, com base na aplicação de um questionário a uma amostra de 72 psicomotricistas portugueses. Em análise colocam-se quatro grupos de variáveis: formação e experiência profissional da amostra; caraterísticas da prática profissional, nomeadamente os âmbitos, contextos, população-alvo e espaços; recursos materiais, fatores de escolha e utilização; materiais construídos segundo um sistema de classificação por objetivos da intervenção. Os resultados recolhidos situam materiais com propósitos de estimulação cognitiva, noção do corpo, estimulação sensorial, motricidade global e fina, contendo ainda exemplos de objetos ao nível das competências pessoais e sociais.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8696
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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