Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8693
Título: A atividade física nas dificuldades intelectuais e desenvolvimentais : estudo comparativo dos correlatos psicossociais de crianças e adolescentes com e sem DID.
Autor: Figueiredo, Vera Weinstein
Orientador: Santos, Ana Sofia Pedrosa Gomes dos
Palavras-chave: Actividade física
Correlatos psicossociais
Desporto escolar
Dificuldade intelectual e desenvolvimental
Educação especial
Educação física
Estilos de vida
Promoção da saúde
Qualidade de vida
Data de Defesa: 2015
Citação: Figueiredo, Vera Weinstein (2015) - A atividade física nas dificuldades intelectuais e desenvolvimentais : estudo comparativo dos correlatos psicossociais de crianças e adolescentes com e sem DID. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Artigo 1: A atividade física nas populações com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais - Atualmente, é dado adquirido a existência de uma relação positiva entre atividade física (AF) e saúde, e de estilo de vida saudável e prática regular de AF. Uma parte significativa da população mundial não pratica AF suficiente para obter benefícios ao nível da saúde. Em Portugal, para além do sedentarismo, a condição do excesso de peso e obesidade são indícios de que a promoção de estilos de vida saudáveis e ativos é uma necessidade emergente no país, com planos e programas adaptados à nossa realidade. Em Portugal, esta situação é preocupante ao nível das crianças e adolescentes, sendo ainda maior ao nível das pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID), pelo que este artigo, sob a forma de revisão da literatura, visa analisar a investigação na área mais atual, para compreender quais os correlatos psicossociais relacionados com a prática de AF: perceção de saúde, competência e imagem corporal, relação com os pares e adultos significativos. A maioria das pesquisas internacionais neste âmbito é baseada em populações adultas e não é específica da DID, havendo, por isso, necessidade de recolha de informação específica para a criação de estratégias de intervenção mais adequadas. Artigo 2: Estudo comparativo dos correlatos psicossociais da atividade física em crianças e adolescentes com e sem dificuldades intelectuais e desenvolvimentais - As pessoas com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) tendem a ser inativas com poucos hábitos desportivos, deparando-se com inúmeros problemas de saúde e dificuldades quotidianas, prejudicando a sua funcionalidade e qualidade de vida. Este estudo tem como objetivo analisar e comparar os correlatos psicossociais da atividade física (AF) em crianças/adolescentes com e sem DID (n=60), inseridas no ensino regular, para compreender melhor a sua realidade. O estudo pretende caracterizar a atividade física praticada por estas crianças/adolescentes, e tentar perceber quais os fatores que influenciam essa prática. Estudos internacionais comprovaram que a atividade física proporciona melhores condições de vida, estimulando estilos de vidas ativos e saudáveis para todos. Os resultados do estudo apontam para a inexistência de diferenças entre os dois grupos no desporto escolar, atitudes face à Atividade/Educação física, orientação para o Ego/Tarefa, perceções de saúde e competência. Na prática de AF dos pais e com os pares, na AF formal/informal e na sua frequência constatam-se, tal como esperado, diferenças significativas. Esta é uma área pouco estudada a nível nacional pelo que há necessidade de continuar a procurar soluções e estratégias para o acesso à prática da atividade física, na escola e fora da mesma, para todas crianças e adolescentes.
Descrição: Mestrado em Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8693
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Vera Figueiredo Versão Definitiva.pdf524,59 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.