Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8687
Título: A criatividade e a inovação como instrumento estratégico : estudo nas empresas de restauração
Autor: Wenda, Bernardete Numelie
Orientador: Santos, Maria João Nicolau dos
Palavras-chave: Cultura
Criatividade
Inovação
Competitividade
Estratégia
Culture
creativity
innovation
competitiveness
strategy
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Wenda, Bernardete Numelie (2014). "A criatividade e a inovação como instrumento estratégico : estudo nas empresas de restauração". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A nossa motivação/objetivo passa pela análise da realidade das empresas portuguesas (caso de estudo) no que respeita à criatividade e inovação enquanto instrumento estratégico, procurando identificar lacunas em termos dos processos de inovação. Assim, aplicou-se um questionário aos responsáveis do ramo da restauração em Portugal, o qual foi respondido por uma amostra de seis empresas. A amostra do estudo é de dimensão reduzida constatando-se que os dados recolhidos mostram um fraco estímulo no desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Assim, a aposta no I&D é pouco significativa. Com a análise empírica verificou-se que a cultura organizacional apresenta-se insuficiente, confirmando uma delicada consciencialização na relevância da cultura organizacional. Apesar das limitações existentes as empresas têm capacidades para inovar, como mostram os dados evidenciando a comunicação interna que exibe um bom desenvolvimento, não representando um impedimento á inovação. A grande maioria dos inquiridos (cinco) classificam a cultura organizacional como exígua e apenas uma considera a sua cultura muito desenvolvida. Mostram uma "visão inovadora" pouco desenvolvida, havendo um escasso apoio a atividades de inovação e criatividade.
The current social and economic crisis causes changes experienced in the financial and competitive markets to become less predictable, hence the need to increase the degree of versatility in companies, as well as outlining efforts to minimize the use of resources while maximizing efficiency. For this, it is crucial for organizations to invest in training their employees, knowledge and innovation (technology) in order to raise their level of competitiveness. Our motivation/goal involves the analysis of the reality of Portuguese companies (case study) in what concerns creativity and innovation as a strategic instrument, seeking to identify gaps in terms of innovation processes. Subsequently, we applied a questionnaire to representatives of the restaurant sector in Portugal, which was answered by a sample of six companies. The study sample is of small size and the data collected shows a weak stimulus for the development of new products or services. Thus, the focus on R&D is rather insignificant. With the empirical analysis it was found that organizational culture is presented insufficient, confirming a delicate awareness on the importance of organizational culture. Despite the existing limitations companies have capacity to innovate, as the data showing the internal communication that displays a good development, not representing an impediment to innovation. The majority of respondents (five) classify organizational culture as meagre and only one company consider their culture highly developed. Most respondents show a poorly developed innovative approach, with little support to innovation and creativity activities.
Descrição: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8687
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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