Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8684
Título: Plano de negócios para uma loja de óptica
Autor: Ramalho, Susana Isabel Lucena
Orientador: Crespo, Nuno
Palavras-chave: Plano de Negócios
luxo
armações personalizadas
óptica
oportunidade
Business Plan
luxury
customized eyewear
optical shop
opportunity
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Ramalho, Susana Isabel Lucena (2014). "Plano de negócios para uma loja de óptica". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: A crise económica em Portugal precipitou nos últimos anos um ajustamento nos vários sectores de atividade. A retração do consumo provocou mudanças ao nível das empresas, obrigando a alterações de estratégia e redefinição de objectivos. O sector dos produtos ópticos não foi exceção e as pequenas e médias empresas que sobreviveram juntaram-se a grandes grupos. Poucas empresas dedicaram os seus esforços a valorizar a qualidade dos produtos e dos serviços. É com esta premissa que surge a oportunidade de negócio. Fundamentado no crescimento subtil do mercado dos produtos de luxo, o presente trabalho de final de mestrado apresenta o Plano de Negócios para a criação de uma loja dedicada à comercialização de produtos ópticos, nomeadamente armações personalizadas, feitas totalmente à medida do cliente. Com base no conhecimento e experiência dos promotores, a Monóculo pretende ser uma referência no mercado de luxo, colmatando a inexistência de uma óptica dedicada exclusivamente à personalização de armações, com requinte e sofisticação próprios de uma loja que dite tendências. O facto de ser um sector com pouca informação disponível provocou, em algumas etapas, alguma dificuldade na avaliação da envolvente externa. A maior dificuldade na prossecução deste Plano de Negócios será fazer chegar o conceito de negócio ao cliente final.
During the last few years, the economical crises created the need for some economical sectors of commerce to adjust to a new social reality. The lack of money to spend forced the companies to change strategies and redefine objectives. The optical sector was no exception and the small and medium business that survived did it mostly by joining big groups. Few companies thrived and dedicated their efforts to improve the quality of the products and services provided. It's based on this scenario that this business idea flourished. Taking in consideration the growth of the luxury market, this thesis presents a business plan to create an optical shop dedicated to create and build personalized frames, totally customized and unique. With the knowledge of the promoters, Monóculo is aiming to be a household in this segment, filling the need for a product with a special touch and unique flair. The biggest setback of this thesis is the lack of information regarding the sector and the business area. The hardest part know is to put the plan in motion.
Descrição: Ciências Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8684
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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