Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8643
Título: Perfil dos dirigentes desportivos de futebol não profissional : um estudo de caso sobre os dirigentes desportivos do distrito de Lisboa.
Autor: Augusto, Pedro Miguel Costa
Orientador: Claudino, Rui Jorge Bértolo Lara Madeira
Palavras-chave: Análise de cargos
Associativismo desportivo
Clubes desportivos
Competências
Dirigente desportivo
Formação
Futebol não profissional
Perfil profissional
Data de Defesa: 2015
Citação: Augusto, Pedro Costa (2015) - Perfil dos dirigentes desportivos de futebol não profissional : um estudo de caso sobre os dirigentes desportivos do distrito de Lisboa. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Com a realização deste estudo procuramos identificar o perfil dos Dirigentes Desportivos que atuam nas organizações de futebol não profissional, caracterizando as suas tarefas e competências no desenvolvimento da atividade. A revisão bibliográfica assenta primeiramente numa abordagem ao associativismo desportivo e a evolução do futebol. A segunda fase representa as competências definidas para um gestor desporto, dando seguimento às matérias relacionadas com o dirigismo desportivo benévolo. A terceira fase é constituída pelo processo de análise de cargos/atividades, assim como, a constituição de perfis profissionais. Em termos metodológicos, seguiu-se a realização de entrevistas e inquéritos estruturados de acordo com o guião do INOFOR, assumindo um método de análise misto, estando totalmente descrito na revisão teórica. As entrevistas foram realizadas a 5 DD e os inquéritos aos restantes elementos diretivos responsáveis pelas organizações desportivas envolvidas na investigação, obtendo um total de 36 inquéritos válidos. Os resultados obtidos permitem delinear o perfil referente a esta atividade, verificando as necessidades ao nível da formação e percebendo com clareza as perceções relativas às perspetivas de futuro. Especificamos um plano de formação que assenta nas matérias e necessidades reveladas pelos elementos inquiridos, assentando especificamente nos três dominós de competências: saber, saber-fazer e saber relacional.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8643
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Perfil dos Dirigentes Desportivos de Futebol Não Profissional - Doc Final - Pedro Augusto - Alteração.pdf1,69 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.