Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8642
Título: Terapia assistida por animais : revisão sistemática da literatura e análise exploratória da prática psicomotora.
Autor: Nogueira, Gladys Malafaia
Orientador: Morato, Pedro Jorge Moreira de Parrot
Palavras-chave: Atividades assistidas por animais
Desenvolvimento motor
Funcionalidade
Intervenção assistida por animais
Perturbações do desenvolvimento
Reabilitação psicomotora
Terapias assistidas por animais
Animal-assisted therapy
Developmental disorders
Psychomotor therapy
Data de Defesa: 2015
Citação: Nogueira, Gladys Malafaia (2015) - Terapia assistida por animais : revisão sistemática da literatura e análise exploratória da prática psicomotora. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: ARTIGO 1: Terapia Assistida por Animais: Revisão Sistemática da Literatura - Este artigo apresenta como objetivo a concretização de uma revisão sistemática da literatura sobre estudos publicados na área da eficácia das Terapias assistidas por animais, dado a literatura apontar as mais-valias que o vínculo animal pode desempenhar a nível relacional e terapêutico, com especial incidência nas populações com diferentes perturbações do desenvolvimento e ou necessidades específica (e.g.: gerontes). Para a consecução deste objetivo, foram utilizados como modelos de referência os critérios sugeridos pela Cochrane,, selecionadas publicações desde 1965 até 2014, e após estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão foram extraídos 77 estudos de um total de 173 consultas, que constituíram assim, a amostra do estudo. Pela análise dos estudos selecionados, constatou-se que o tipo de animal utilizado na intervenção terapêutica inclui cavalos, cães, burros, golfinhos, pássaros, lamas e coelhos. A população alvo das terapias assistidas por animais apresenta uma grande variedade de diagnósticos entre os quais se destacam as perturbações do desenvolvimento, emocionais, comportamentais e degenerativas. Com base nos resultados encontrados, onde é possível observar uma grande heterogeneidade de programas de intervenção e populações-alvo, sugere-se mais investigações na área, com desenhos experimentais rigorosos, para um real conhecimento da eficácia das terapias assistidas por animais em contexto terapêutico. Artigo 2: Terapia assistida por Animais: Análise Exploratória da Prática Psicomotora - Através deste trabalho pretende-se conhecer quais as práticas em Terapias Assistidas por Animais (TAA) utilizadas pelos psicomotricistas portugueses na intervenção terapêutica. Foram inquiridos 10 psicomotricistas que desempenham funções na área através da intervenção com animais em Portugal Continental. Foi utilizado um Questionário sobre as TAA elaborado para o efeito com 47 perguntas de natureza variada. Este tipo de intervenção, assistida por animais, é aplicado a 211 clientes, de todas as faixas etárias entre os quais 65% são do género masculino, com múltiplas perturbações. O animal mais utilizado foi o cavalo seguido pelos cães, burros e répteis. Parece não existir nenhum protocolo de ação para intervenção, sendo que os psicomotricistas se guiam, no seu programa de intervenção, pelos objetivos estabelecidos e decorrentes de avaliações com outros instrumentos. Uma das conclusões do estudo prende-se com a aparente falta de conhecimento das práticas sobre TAA, apesar de se observar uma boa adesão por parte dos clientes, bem como uma consecução de objetivos decorrentes das boas práticas profissionais. Recomenda-se mais investigação sobre esta matéria para aumentar a presença dos psicomotricistas na área e o para o estabelecimento de programas estruturados que visem estudar a eficácia das TAA através da prática psicomotora.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8642
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Gladys Malafaia.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.