Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8640
Título: Relatório final de estágio realizado na Escola D. Filipa de Lencastre.
Autor: Ramalheira, Marcos José Martins da Silva
Orientador: Onofre, Marcos Teixeira de Abreu Soares
Casqueiro, João Henrique Vieira
Palavras-chave: Educação física
Estágio pedagógico
Gestão da sala de aula
Processo ensino-aprendizagem
Supervisão pedagógica
Data: 2015
Citação: Ramalheira, Marcos (2015) - Relatório final de estágio realizado na Escola D. Filipa de Lencastre. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente relatório final de estágio reflete e descreve o percurso desenvolvido pelo estagiário durante o ano letivo 2013/2014 no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa. Este relatório pretende retratar os módulos de formação que tiveram maior impacto durante a formação, bem como aqueles que demonstraram ser mais desafiantes. O compromisso para com as aprendizagens dos alunos assumiu-se como uma prioridade. Este relatório contém uma análise e reflexão das dinâmicas desenvolvidas na vida da sala de aula de forma a antecipar uma resposta mais adequada a problemas como a gestão da sala de aula que consequentemente levaram a problemas na qualidade de ensino que se objetivava como fundamental para o desenvolvimento dos alunos. A supervisão e orientação da prática profissional foi o eixo central deste estágio e como qualquer atividade que envolva momentos de ensino e aprendizagem, estas 2 componentes devem estar presentes traduzindo-se, precisamente na ligação entre os dois intervenientes - orientador e estagiário.
ABSTRACT: The present report reflects and describes the journey as a student teacher during the school year 2013/2014 in the group of schools D. Filipa de Lencastre in Lisbon. This report seeks to portrait the training modules that had most impact during the training process as well as the most challenging. The commitment towards students’ learning was a priority. This report contains an analysis and reflexion of the classroom dynamic in order to anticipate the most adequate response to problems such as classroom management that consequently lead to problems regarding teaching quality, considered fundamental for student development. The professional practice’s supervision and guidance were the central axis of this teaching practice and like in any teaching related activities, these should be present, representing the connection between the student teacher and the supervisor.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8640
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio final de estagio.pdf872,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.