Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8624
Título: Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com população infantil e sénior no âmbito escolar e / ou institucional.
Autor: Braga, Marília Raquel Pereira
Orientador: Simões, Maria Celeste Rocha
Palavras-chave: Competências pessoais e sociais
Crianças em risco
Idosos
Institucionalização
Problemas de comportamento
Psicomotricidade
Qualidade de vida
Resiliência
Children at risk
Personal and social skills
Psychomotor
Quality of life
Resilience
Senior citizens
Data: 2015
Citação: Braga, Marília Pereira (2015) - Psicomotricidade na promoção de competências pessoais e sociais : intervenção com população infantil e sénior no âmbito escolar e / ou institucional. Relatório de Estágio. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente Relatório de Estágio pretende descrever o uso da intervenção psicomotora na extensão do estágio curricular inserido no Ramo de Aprofundamento de Competências Profissionais do Mestrado em Reabilitação Psicomotora. A prática desenvolveu-se no âmbito da Promoção de Competências Pessoais e Sociais na população infantil, em abrangendo crianças entre os 4 e os 13 anos de idade, em contexto escolar e em contexto institucional, bem como na população sénior em contexto de Centro de Dia. Após a intervenção psicomotora, que teve como principal fundamento o Programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais (Matos, 2005), as necessidades, os interesses e, as características de cada uma das populações-alvo e seus respetivos contextos. Procedeu-se à análise das avaliações realizadas, da qual se concluiu que a intervenção teve um impacto positivo em todas os contextos, em vários domínios das competências pessoais, sociais e ainda no domínio psicomotor que se encontram descritos ao longo do relatório. Para terminar são apresentadas as principais conclusões aferidas da experiência de estágio neste âmbito, e as principais reflexões pessoais.
ABSTRACT: The current report is intended to describe the practice of psychomotor intervention in the extension of curricular internship embedded to the discipline of Professional Skills Development, of the Psychomotor Rehabilitation Master, The practice developed under the Promotion of Personal and Social Skills in the child population, which included children between 4 and 13 years old, in schools and in institutional context and the senior population in day Centre context. After psychomotor intervention, with the main foundation of the Program of Personal and Social Skills Training (Matos, 2005), the needs, interests and characteristics of each of the target populations and their respective contexts. Proceeded to the analysis of the evaluations, which concluded that the intervention had a positive impact in all contexts, in several areas of personal, social skills and even psychomotor domain that are described throughout the report. The report concludes with presentation of the general conclusions assessed the curricular internship experience in this area and with the main personal reflections of psychomotor therapist.
Descrição: Mestrado em Reabilitação Psicomotora
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8624
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marília Braga_Relatório de Estágio Final_ Maio 2015.pdf1,85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.