Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8604
Título: Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions.
Autor: Ramos, Ricardo Filipe Carreira
Orientador: Mascarenhas, Maria Margarida Ventura Mendes
Palavras-chave: Comportamento atual
Consumo online
Desporto
E-consumidor
Intenções futuras
Internet
Motivação
Preocupações
Actual behavior
Concerns
E-consumer
Future intentions
Motivations
Online consumption
Sport
Data de Defesa: 2015
Citação: Ramos, Ricardo F. Carreira (2015) - Online sport consumption : influence of consumers’ motivations and concerns on their actual behavior and future purchase intentions. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objetivo deste estudo foi examinar o papel das motivações e preocupações dos consumidores online, de produtos e serviços desportivos, nos seus comportamentos atuais e como isso afeta as intenções futuras de compra. Com base no modelo SMOS, cinco tipos de motivação (i.e., a conveniência, informação, diversão, socialização e económica) e quatro tipos de preocupações (i.e., segurança e privacidade, entrega, qualidade do produto e serviço ao cliente) foram examinados para entender a sua influência no comportamento de consumo atual e ainda, sobre as futuras intenções de compra. Os dados foram recolhidos através de um inquérito enviado por correio eletrónico com um retorno de novecentas e quarenta respostas (n = 940). Um modelo de equações estruturais em duas etapas foi realizado e os resultados mostraram que o fator de motivação mais forte para a compra de produtos ou serviços de desporto é "económico", enquanto o tipo de preocupação "qualidade do produto" foi considerado menos preponderante para o consumo online. Os resultados também indicaram que a importância da frequência de compra online se sobrepõe à importância do valor gasto.
ABSTRACT: The aim of this study was to examine the role of online sport consumer’s motivations and concerns on their actual behaviors and how it affects future purchase intentions. Based on the SMOS model, five types of motivation (i.e., convenience, information, diversion, socialization and economic) and four types of concerns (i.e., security and privacy, delivery, product quality, and customer service) were examined to understand their influence on actual behavior and on future behavioral intentions. Data were collected through an email survey with a return of nine hundred and forty responses (N = 940). A two-step structural equation model was conducted and the results showed that the strongest motivation for buying sport products or services is ‘economic’, while the concern ‘product quality’ was considered less preponderant for the online consumption. The results also indicated that the importance of purchase’s frequency supersedes the importance of the purchase’s amount spent.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8604
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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