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Título: Responsabilidade social corporativa no health & fitness.
Autor: Mota, Lídia Maria Mendes Queirós da
Orientador: Correia, Abel Hermínio Lourenço
Palavras-chave: Gestão do desporto
Gestão de marketing
Indústria health & fitness
Práticas socialmente responsáveis
responsabilidade social corporativa
Corporate social responsability
Health clubs
Social responsabilitiy practices
Sport management
Sport marketing
Stakeholders
Data de Defesa: 2015
Citação: Mota, Lídia Mendes Queirós da (2015) - Responsabilidade social corporativa no health & fitness.
Resumo: Este estudo pretende aferir a perspetiva dos gestores da indústria Health & Fitness sobre o tema de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Para a concretização do objetivo proposto foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a seis gestores inseridos no mercado. As entrevistas pretendiam evidenciar a sua opinião em relação ao conceito do tema; a gestão de stakeholders; as principais ações e áreas de atuação; e por último uma avaliação desta tendência. Na análise de dados o conceito é percecionado como uma resposta às preocupações e problemas da sociedade. Os principais stakeholders reconhecidos são os sócios, comunidade e colaboradores em que as suas necessidades e expectativas são fundamentais para a melhoria dos serviços. As ações identificadas são essencialmente ao nível da dimensão externa e de carácter informal. Na avaliação das suas consequências, apesar destas ações não representarem um risco de investimento, por serem ações pontuais também não apresentam benefícios para a organização. Os resultados obtidos indicam que a aplicação da RSC como uma ferramenta estratégica poderá ser um fator decisivo e determinante para a obtenção sucesso a longo a prazo.
ABSTRACT: This study aims to assess the outlook of the Health & Fitness managers on the topic of Corporate Social Responsibility (CSR). To achieve this goal, semi- structured interviews were conducted with six managers established in this area of activity. The interviews aimed to display their opinion on the concept under study; the management of stakeholders; the key actions and practice areas; and, lastly, an evaluation of this tendency. Considering the data analysis, the concept is perceived as an answer to the concerns and problems of society. The main recognized stakeholders are the partners, the community and collaborators, being their expectation and needs considered as crucial for service improvement. The identified actions take place in an external dimension level and are of an informal nature. According to their evaluation, these actions, despite not being considered as and investment risk due to their one-off nature, they also do not add any value to the organization. The results obtained show that the application of the CSR as a strategic tool may be a decisive and key fator to achieve success in the long run.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8603
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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