Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8602
Título: Contributos para a validação de uma escala sobre a consciencialização ambiental e o consumo sustentável no desporto.
Autor: Campo Maior, Ana Luísa Marmelo
Orientador: Mascarenhas, Maria Margarida Ventura Mendes
Palavras-chave: Consumo verde
Desporto
Preocupação ambiental
Questionário
Validação
Environmental awareness
Sport
Sustainable consumption
Tourism
Validation and survey
Data de Defesa: 2015
Citação: Campo Maior, Ana Luísa Marmelo (2015) - Contributos para a validação de uma escala sobre a consciencialização ambiental e o consumo sustentável no desporto. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O desporto é um aspeto indispensável na vida de muitas pessoas, e de várias formas, estando relacionado com as temáticas do ambiente e do turismo. Por seu turno, desenvolvimento e consumo sustentáveis constituem-se como pilares na problemática do desenvolvimento do desporto. Neste sentido, importa conhecer as tendências de eco consumo no desporto vislumbradas na população portuguesa, bem como a sua interdependência e interligação. O objetivo desta investigação é contribuir para a validação de um questionário já aplicado a diferentes áreas do consumo desportivo - surf, fitness, btt, natação, ciclismo e golfe - para que possa mais fidedignamente ser aplicado em outras áreas do estudo do eco consumo em contexto desportivo, e obter um maior nível de conhecimento sobre o nível da consciencialização e sensibilização no que respeita à preservação do ambiente e dos recursos naturais por parte dos praticantes das diferentes modalidades desportivas em Portugal. Na metodologia do trabalho foi apresentada a amostra, o processo de recolha de dados, o instrumento e as suas componentes, e por fim foi feita uma análise dos dados. Os resultados obtidos na validação do instrumento foram positivos para a maioria dos itens integrados, e para a obtenção dos mesmos foram necessários dois passos estatisticos fundamentais: análise fatorial exploratória e fiabilidade. O presente estudo é concluído com a apresentação do inquérito na sua versão validada, para que possa ser usado em outras áreas de estudo do consumo desportivo. Este estudo pode ter variados impactos na gestão do desporto, na medida em que pode vir a ser utilizado por organizações produtoras de serviços/produtos desportivos no sentido de aprofundar o seu conhecimento sobre os hábitos ecológicos dos consumidores desportivos e consequentemente, numa melhor definição das estratégias de marketing tendo em vista uma melhor aproximação a este segmento de mercado específico.
ABSTRACT: Sport is an indispensable part of their lives and is, in many ways, related to the subject areas of environment and tourism. In turn, development and sustainable consumption act as pillars on what concerns the development of sports. Given this, it is important to know the perceived tendencies among the Portuguese population in terms of eco consumption and eco sports, as well as their correlation and connection. This research aims to validate a survey already applied to different areas of sports consumption, specifically to surf, fitness, mountain biking, cycling and golf; so that it can be more faithfully applied to other study areas in the field of eco consumption in sport, and achieve greater knowledge about the public awareness to the preservation of the environment and the natural resources by the practitioners of the different sports activities in Portugal. In the work methodology was presented the sample, the process of data collection, the instrument and its components, and finally an analysis was made of the data. The results of the instrument validation were positive for most items integrated, and to obtain the same statistical took two key steps: exploratory factor analysis and reliability. This study concludes with the presentation of the survey in its validated version, so that it can be used in other areas of study. This study may have varying impacts on sports management, in that it might be used for producing service organizations / sports products to deepen their knowledge on the ecological habits of sports consumers and consequently, a better definition of the strategies marketing with a view to a better approach to this particular market segment.
Descrição: Mestrado em Gestão do Desporto - Organizações Desportivas
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8602
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese - Ana Campo Maior - Documento Definitivo _AMC.pdf839,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.