Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8560
Título: A tomada de decisão em Administração e Gestão Escolar
Autor: Nascimento, Maria Emília Gomes do
Orientador: Serra, Fernando Humberto
Palavras-chave: Direcção administração e gestão escolar
Liderança
Tomada de decisão
Diretor
Data de Defesa: 26-Fev-2015
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: Resumo O presente Relatório Profissional incide sobre a minha experiência de trabalho como diretora de agrupamentos de escolas, no período de vigência do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril. Centra-se sobretudo na reflexão da minha história de vida a partir da auto narrativa, nos momentos marcantes da tomada de decisão em assumir cargos de gestão escolar e ainda nas ações/decisões guardadas na memória, traduzidas por um conjunto de narrativas do quotidiano da vida da gestão e administração escolar, da implementação de ações e projetos e da interação com diferentes atores (docentes, não docentes, discentes, pais e encarregados de educação e entidades locais). Como experiência, ao longo da minha vida profissional, representa um período de aprendizagem excecional, com recurso a formação complementar e consequentemente com reflexo no desenvolvimento de variadas competências, no âmbito da liderança, na gestão dos recursos humanos e materiais, da comunicação, do trabalho em equipa e em parceria e ainda na implementação da mudança e da inovação.
Abstract The present Professional Report focuses on my work experience as group of schools director, the duration of the Ordinance no. 75/2008 from 22 April. It focuses, especially, on the reflection of my life story from the self-narrative in the memorable moments of decision making of assuming positions of school management and in actions/decisions kept in memory too. Translated by a set of narratives of the everyday life of the school management and administration, of implementing actions and projects and from the interaction with different actors (teachers, non-teachers, students, parents and Guardians and local entities). As experience, during my professional life, it represents a period of exceptional learning, using complementary training and consequently with reflection on the development of varied skills, under the leadership, on the management of human resources and materials, of communication, of teamwork and in partnership, and yet in the implementation of changing and innovation.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Administração Pública
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8560
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.