Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8545
Título: Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria
Autor: Rendas, Sílvia Marina de Oliveira
Orientador: Lourenço, Sofia
Palavras-chave: Sistemas de Controlo de Gestão
Estratégia
Dimensão da empresa
Percepção dos clientes
Desempenho
Management Control Systems
Strategy
Firm size
Customers perception
Performance
Data de Defesa: 2013
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Rendas, Sílvia Marina de Oliveira (2013). "Sistemas de controlo de gestão, estratégia e desempenho financeiro de empresas de hotelaria". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O trabalho realizado pretende analisar os impactos (i) da utilização dos Sistemas de Controlo de Gestão, (ii) da Estratégia implementada, (iii) da dimensão e (iv) da percepção dos clientes no desempenho financeiro de empresas de hotelaria portuguesas. Dentro do tecido empresarial Português, foram escolhidas as Pequenas e Médias Empresas pela sua importância para a economia portuguesa a nível de volume de negócios, a nível de empregabilidade e ainda a nível do número de empresas. O presente estudo teve como base a análise de dados retirados de um questionário realizado por investigadores do ISEG, dados financeiros das empresas e dados acerca da percepção dos clientes. Os resultados do estudo indicam uma relação positiva entre a dimensão das empresas e a utilização dos Sistemas de Controlo de Gestão, tal como entre a periodicidade de utilização da categoria de Planeamento Financeiro e o desempenho das empresas. Concluiu-se ainda que a percepção que os clientes têm dos estabelecimentos hoteleiros influencia positivamente o valor de Vendas. Relativamente à Estratégia empresarial, o trabalho desenvolvido não revelou uma diferença significativa a nível do desempenho das empresas que adoptam uma estratégia "Pura" ou que optam por implementar uma estratégia "Mista".
This work aims to analyse the impacts of (i) the usage of Management Control Systems, (ii) the implemented strategic orientation, (iii) the size and (iv) the customers? perception in the financial performance of Portuguese hospitality companies. Within the Portuguese business environment we selected small and medium enterprises considering its importance for the Portuguese economy in terms of turnover, employment and number of companies. This study was done with data from a questionnaire developed by ISEG researchers, financial data of the companies and information about customers' perception. The results obtained suggest a positive relation between the size of a company and the use of Management Control Systems and between the utilization of Financial Planning category and performance. Moreover it was concluded that customers' perceptions over the hospitality companies positively impacts the obtained sales value. Regarding the Strategy, the results did not reveal a significant impact on performance for neither a "Pure" strategy nor a "Mixed" strategy.
Descrição: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8545
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-SMOR-2013.pdf916,29 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.