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Título: Determinação de rotas de distribuição e recolha de produtos
Autor: Rodrigues, Infância da Assunção
Orientador: Pinto, Leonor Santiago
Mourão, Maria Cândida
Palavras-chave: Problema de Identificação de Rotas
Entrega e Recolha em Simultâneo
Heurísticas
Metaheurísticas
Métodos Exatos
Métodos não Exatos
Vehicle Routing Problem
Delivery and Pickup Simultaneous
Heuristics
Metaheuristics
Exact Methods
No Exact Methods
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Rodrigues, Infância da Assunção (2014). "Determinação de rotas de distribuição e recolha de produtos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este trabalho final de mestrado trata o Problema de Identificação de Rotas de Veículos com Recolha e Entrega em Simultâneo (Vehicle Routing Problem with Simultaneous Pickup and Delivery ? VRPSPD). O ponto crítico do problema assenta no facto de ambas as atividades, recolha e entrega, serem realizadas em simultâneo. Desta forma, a carga do veículo deve ser controlada após cada passagem por um cliente de modo a garantir que a capacidade do veículo não é excedida. O Problema de Identificação de Rotas com Recolha e Entrega em Simultâneo lida com um único depósito de distribuição, servindo um conjunto de clientes. Cada cliente requer dois tipos de serviço: a recolha e a entrega. Os produtos a entregar são carregados no depósito e os produtos a recolher são transportados para o depósito. Cada cliente é servido por um único veículo. Neste trabalho foram usados os modelos matemáticos de (Dethloff, 2001) e de (Montané & Galvão, 2006), para resolver o problema em questão, utilizando o software Frontline Solver. Os dois modelos são comparados quanto ao número de variáveis, e de restrições e sendo ilustrados os resultados obtidos num exemplo.
This work deals with the Vehicle Routing Problem with Simultaneous Pickup and Delivery (VRPSPD). The critical aspect of the problem lies in the fact that both activities, delivery and pickup, are performed simultaneously. Thus, the load of the vehicle should be controlled after each costumer service to ensure that capacity of the vehicle is not exceeded. The VRSPD deals with a single distribution warehouse serving a set of customers. Each customer requires two types of service: the pickup and the delivery. The products to delivery are loaded at the warehouse and the products to pickup are transported to the warehouse. Each client is served by a single vehicle. In this work two mathematical models (Dethloff, 2001) and (Montané & Galvão, 2006) are used, to solve the problem at hand, through the software Solver Frontline. The two models are compared regarding the number of variables, and constraints, and the results on an example.
Descrição: Mestrado em Decisão Económica e Empresarial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8494
Aparece nas colecções:DM - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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