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Título: A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório
Autor: Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos
Orientador: Duarte, Margarida
Palavras-chave: escolha da universidade a frequentar
tomada de decisão
critérios de decisão
marketing de universidades
college choice
decision making
choice criteria
university marketing
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Santos, Nuno Miguel Moura Jorge Amzalak dos (2014). "A primeira opção na escolha da faculdade de gestão a frequentar : um estudo exploratório". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Em Portugal, milhares de jovens concorrem todos os anos por um lugar no ensino superior, sendo o curso de Gestão um dos mais procurados por parte dos estudantes que terminam o ensino secundário. Na área de Gestão há uma forte concorrência entre diversas faculdades da região de Lisboa, nomeadamente ISCTE, ISEG, Universidade Católica e Universidade Nova para recrutar os melhores candidatos, ou seja, aqueles que terminam o ensino secundário com as melhores classificações. A eficácia do marketing destas faculdades pode melhorar se entenderem o processo de tomada de decisão dos melhores candidatos, nomeadamente em termos da integração que estes fazem da informação recolhida de múltiplas fontes e dos atributos críticos da decisão de escolha da faculdade a frequentar. Adotou-se uma abordagem qualitativa, tendo sido realizado um focus group com estudantes que entraram numas das faculdades referidas com classificações elevadas. Os resultados revelam que o processo de decisão é complexo, sendo explorados os principais critérios de decisão e as suas implicações para o marketing das universidades.
In Portugal, thousands of young people compete each year for a place in higher education institutions, and the course of business administration is one of the most sought after by students who complete high school. In this field, competition is fierce among different faculties of the Lisbon region (e.g., ISCTE, ISEG, Catholic University and Nova University) to recruit the best candidates, that is, those who graduate high school with the best grades. The effectiveness of the marketing of these schools can improve with a better understanding of (1) the decision-making process of the best candidates, particularly in terms of how they process and integrate information gathered from multiple sources, and (2) critical attributes in the decision of which college to attend. This research followed a qualitative approach and a focus group was implemented with a small group of students admitted with the highest grades in one of the colleges listed above. The results reveal that the decision making process is complex and highlight key decision criteria for college choice and the implications for the marketing of universities.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8458
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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