Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8435
Título: Avaliação do projeto "Casa de Pré-Autonomia" desenvolvido com jovens institucionalizadas
Autor: Lourenço, Ana Gabriela Clemente Dinis Soares
Orientador: Costa, Dália Maria de Sousa Gonçalves da
Palavras-chave: Juventude
Institucionalização
Autonomia
Projeto
Promoção e proteção
Data de Defesa: 16-Jan-2015
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: RESUMO Este trabalho tem como objetivo compreender a importância de um projeto de promoção de autonomia desenvolvido com jovens do sexo feminino em cumprimento de uma medida de acolhimento institucional em Lar de Infância e Juventude. A avaliação do “Projeto de Pré-autonomia” foi feita pelas jovens (n=6) e pelas técnicas (n=3) diretamente envolvidas no mesmo (sujeitos da pesquisa) num processo de amostragem intencional em que se selecionam os sujeitos (jovens e técnicas) usando como critério o período coincidente com o processo de recolha de dados (junho e julho de 2013). A recolha de dados foi feita com recurso a entrevistas semiestruturadas (às jovens e às técnicas) e à aplicação do QAA - Questionário de Autonomia nos Adolescentes (apenas às jovens). Isto significa que este estudo também contribui para a validação do QAA numa população em situação de institucionalização, considerando que estava aferido para a população portuguesa mas apenas em meio escolar (aberto). Os resultados sugerem que tanto as jovens como as técnicas identificam pontos positivos no projeto avaliando que contribuiu para o processo de autonomia das jovens. Entre estes pontos positivos destacam a aquisição de competências pessoais, sociais e domésticas. Os pontos negativos, a melhorar incluem uma dimensão ligada à prática profissional, a necessidade de realizar um acompanhamento mais individualizado a cada uma das jovens, e uma dimensão organizacional, a importância de atribuir uma verba específica para manter o funcionamento o projeto e melhorá-lo. Este estudo pode ser útil na definição de medidas de política social que visem promover a autonomia de jovens em acolhimento institucional preparando-as melhor para o processo de desinstitucionalização.
ABSTRACT The goal of this work is to understand the importance of an autonomy promotion project with young girls in fulfillment of a measure of institutional shelter in Child Care Institutions. The "Pre-autonomy Project" evaluation was done by young girls (n=6) and professionals (n=3) directly involved in it (research subjects) in a purposeful sampling process that selects subjects (girls and professionals) using as a criterion the time of data collection (between June and July 2013). Data collection was done using semi-structured interviews (to girls and professionals) and the application of the QAA - Survey of Autonomy in Adolescents (only to the girls). This means that this study contributes to validate QAA among young in child care system, considering it was validated to Portuguese context but only with young people in school (an open context and non-related to child care). Main results suggest that both, girls and professionals in the Project identify strengths in it, contributing to the process of autonomy of the girls. Among these positive points we can highlight the acquisition of personal, social and domestic skills. The weaknesses, suggesting improvement need, include a dimension related to professional practice, the need for a more personalized support to each of the young girl, and an organizational dimension, the importance of allocating a specific budget to keep the project and improve it. This study may be useful in defining social policy measures to promote the autonomy of young people in institutional child care better preparing them for the process of deinstitutionalization.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Política Social
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8435
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Final A G.pdf1,67 MBAdobe PDFVer/Abrir
Resumo.pdf295,5 kBAdobe PDFVer/Abrir
Abstrat.pdf170,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.