Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8432
Título: A cultura organizacional no jornalismo Televisivo - experiência da SIC
Autor: Melo, Maria Tavares Cadete de Sá e
Orientador: Martins,Paulo
Palavras-chave: Cultura Organizacional
Organização
Media
Jornalismo Televisivo
SIC
Redação
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: RESUMO Pode afirmar-se que é a cultura organizacional que produz junto dos diferentes públicos, da sociedade e dos mercados, o conjunto de perceções, ícones, índices e símbolos (a imagem corporativa) de uma organização. É ela que estabelece padrões explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao longo do tempo que constituem uma característica própria de cada instituição. A presente investigação aborda a cultura organizacional de um ponto de vista amplo, enquadrando o conceito e as teorias existentes em seu torno, e analisando-o de um ponto de vista prático. Para tal, é explorado o percurso de um estágio de seis meses na redação da SIC (Sociedade Independente de Comunicação). Os principais objetivos deste estudo passam por: compreender em que medida pode ser definida uma cultura organizacional específica na redação da SIC; de que forma é que esta é percecionada pelos seus membros; quais as suas características; e em que medida os novos membros de uma redação podem nela ter influência. É feita uma análise da dinâmica de funcionamento das equipas em que o estagiário esteve envolvido e do papel que colegas e superiores tiveram no trabalho desenvolvido ao longo da realização do estágio.
ABSTRACT It may be stressed that organizational culture produces the array of perceptions, icons, indexes and symbols (the corporate image) of an organization that affects multiple publics, society and markets. That culture sets explicit and implicit patterns of behaviors achieved and passed on in the course of time that represent a marked feature of each institution. The present research approaches organizational culture from a broad point of view that puts theory in practice. With this purpose, a six months internship in SIC (Sociedade Independente de Comunicação)’s newsroom is explored. Main goals of this study are: to understand in what measure can be defined a specific organizational culture in SIC’s newsroom; in which way it is perceived by its members; its characteristics; and in what measure the new members of a newsroom can influence it. It follows a personal analysis of the group dynamics in which the trainee was involved and of the role of colleagues and superiors in the work carried out during the internship programme.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8432
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria_Sa_Melo_trabalho_final_Mestrado_.pdf2,89 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Resumo_Maria_Sa_e_Melo.pdf174,86 kBAdobe PDFVer/Abrir
Abstract_Maria_Sa_e_Melo.pdf217,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.