Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8399
Título: A estratégia de desenvolvimento tecnológico da China : do "Made in China" ao "Designed in China"
Autor: Neves, Pedro Jorge Custódio
Orientador: Romana, Heitor Barras
Palavras-chave: China
Estratégia
Desenvolvimento tecnológico
Propriedade intelectual
Poder
Complexidade
Data de Defesa: 26-Jan-2015
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: RESUMO A performance económica da China nos últimos trinta anos é notável e sem precedentes históricos. Nas próximas décadas, a China desempenhará um papel cada vez mais influente no mundo. Porém, como se colocam uma série de desafios à sua contínua ascensão económica e política, torna-­‐se importante e oportuno compreender a estratégia subjacente e as consequências que podem advir para o mundo. A China está a operar uma transição do modelo económico “Made in China” para o “Designed in China”. Por isso, é objectivo deste trabalho estudar uma questão prioritária na próxima fase de crescimento da China: o desenvolvimento tecnológico e a inovação. A China tem uma longa história de sucesso na inovação. Todavia, vários acontecimentos socioculturais cristalizaram a sua vantagem inovadora. Este trabalho propõe-­‐se analisar a ação estratégica que a China está a empreender para se tornar numa potência tecnológica e recuperar o seu estágio de inovação, o qual terá como consequência o despertar de uma potência política, militar e económica. A capacidade de criar inovação é um desafio para o desenvolvimento das economias que dependem do baixo custo do trabalho e imitação. O sucesso da China em matéria de inovação terá implicações substanciais no ambiente estratégico dos países desenvolvidos.
ABSTRACT The economic performance of China in the past thirty years is remarkable and historically unprecedented. In the coming decades, China will play an increasingly influential role in the world. But how does pose a series of challenges to its continued economic and political rise, it is important and useful to understand the underlying strategy and the possible consequences for the world. China is operating a transition of the economic model "Made in China" to "Designed in China". Therefore, the objective of this work is to study a priority in the next phase of growth in China: technology development and innovation. China has a long history of success in innovation. However, various socio-­‐cultural events crystallized its innovative edge. This paper proposes to examine the strategic action that China is undertaking to become a technological power and regain its innovation stage, which will lead to the awakening of a political, military and economic power. The ability to create innovation is a challenge for the development of the economies that depend on the low cost of labor and imitation. China's success in innovation will have substantial implications in the strategic environment of developed countries.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Estratégia
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8399
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE_MESTRADO ESTRATÉGIA_FINAL.pdf10,71 MBAdobe PDFVer/Abrir
Resumo.pdf53,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
Abstract.pdf42,39 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.