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Título: Cultura e prática de gestão : estudo de caso sobre práticas de Gestão hospitalar em Cabo Verde
Autor: Veiga, Benvinda Miluca Fontes
Orientador: Calapez, Ana Gomes
Palavras-chave: Escala de medição cultural
Práticas de gestão
Cultura nacional
Cultura organizacional
Data de Defesa: 2015
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: RESUMO O objetivo desta Dissertação é a identificação das práticas de gestão, no contexto hospitalar Agostinho Neto – Cabo Verde, Cidade da Praia. O modelo de pesquisa utilizado foi construído com base nas Categorias de análise Cultural de D’Iribarne, operacionalizado por Souza, e enquadra-se num projeto mais amplo de Pesquisa de Pós-doutoramento da Professora Eda Castro Lucas de Souza.Tendo em conta o objetivo da investigação, foi realizado um “estudo de caso”. A metodologia utilizada foi a triangulação de método quantitativo e qualitativo. Foi utilizada uma amostra de conveniência, constituída por 94 colaboradores de dois setores do hospital. Houve tratamento de dados quantitativos, recorrendo a análise de frequência e tabelas de contingência, utilizando o SPSS (versão 21) e dados qualitativos com recurso análise de conteúdo. Como resultado final, nas Categorias Senso de Dever, Perceção de Controlo e Relação Hierárquica, tanto na análise qualitativa como quantitativa, os resultados são elevados. A Categoria Definição de Responsabilidade também é elevada, embora com maior expressividade nos dados quantitativos. A Categoria Qualidade de Cooperação aponta para resultados elevados, sendo que a expressão maior desta Categoria é referente aos dados qualitativos. A Categoria Sanções é aquela que apresenta menor expressão em ambos os resultados. A partir dos resultados obtidos, são apresentadas sugestões para as futuras pesquisas.
ABSTRACT The objective of the present Dissertation is the identification of management practices, in this particular case, regarding the Agostinho Neto Hospital in Cape Verde, Cidade da Praia.The research model used for this, was chosen based on the Cultural analysis categories by D’Iribane, operated by Souza . This dissertationis a part of a wider postgraduate research Project by Professor Eda Castro Lucas de Souza. Taking into consideration the objective of this investigation, there was a “case study”. The methodology used for this was the triangulation of both quantitative and qualitative study. A sample of convenience, formed by 94 collaborators from two sectors of the Hospital, was used. Treatment of quantitative data, using frequency analysis and contingency tables, using SPSS (version 21) and qualitative data with content analysis feature. As a final result, the categories “Sense of Duty”, “Perception of Control”and “Hierarchic Relation”, had high results, both on the qualitative aspect and the quantitative. The category “Definition of Responsibility” also had elevated results, although with more emphasis on quantitative data. The category “Cooperation Quality” points towards higher results, on this one the qualitative data had more weight. The category “Sanctions” had the lower results on both aspects. From the obtained results new suggestions for future research are presented.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8395
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

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