Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8381
Título: Projeto para a estratégia de internacionalização da empresa Vision-box para o mercado africano
Autor: Komleva, Ekaterina
Orientador: Costa, Carla Guapo
Palavras-chave: Biometria
Desenvolvimento de negócios internacionais
Estratégia
África
Comportamento organizacional
Data de Defesa: 8-Jan-2015
Resumo: O presente Projeto irá basear-se no estudo de caso da empresa - líder no mercado de tecnologia biométrica chamada Vision-Box - Soluções de Visão por Computadores, SA. Pretende-se diagnosticar o caso desde a perspetiva de desenvolvimento de negócios internacionais e a respetiva coordenação interdepartamental necessária para responder a procura crescente do produto/serviço. Após uma descrição de todas as partes integrais da empresa, procurar-se-á determinar uma área geográfica específica em que a Vision-Box possa vir a aumentar a sua presença e realizar um estudo detalhado das oportunidades de negócio nessa região. O estágio curricular dentro da empresa permitiu facilmente identificar o mercado de interesse nesta fase de crescimento internacional devido à reduzida quantidade de projetos no continente africano, quando comparada com as outras partes do mundo, apesar de aquele apresentar índices de crescimento e de atratividade para investidores bastante altos. O Projeto irá investigar detalhadamente quais são os países africanos que têm o maior potencial para ser clientes da Vision-Box em anos determinados e as razões para tal escolha. O resultado desta investigação é apresentado em forma de ranking: foram selecionados cinco países economicamente mais desenvolvidos e avançados suficientemente na utilização da biometria. Baseado nos resultados dessa investigação, o projeto termina com as recomendações para uma estratégia de abordagem do mercado africano pela Vision-Box.
Abstract: This project is based on the case study of Vision-Box – Soluções de Visão para Computador, SA, the world leader in the market of biometric technologies. The main objective of this project is to analyze the approach of the company towards the development of its international business, and the respective interdepartmental coordination required to respond to the growing demand for the product. After a description of the changes introduced in the key departments of the company during the current transformation process into an international company, and the analysis of the penetration on the different regional markets, it was possible to identify a specific region where Vision-Box is likely to increase its presence, the African market. The detailed study of the business opportunities performed during the traineeship at Vision-Box, allowed for the identification of the African market as a high potential region, due to the reduced number of biometric related projects, in comparison with other parts of the world where Vision-Box operates. Furthermore, the African market has high rates of growth and investors attractiveness. The project investigated in detail which African countries have the greatest potential to become Vision-Box customers in the future, and explained the main reasons for the choice. The result of this research was presented by means of a ranking: five countries were selected according to its economic development and use of biometrics. Based on the results of this research, this project is concluded with the recommendation of a strategy for Vision-Box to approach the African market.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8381
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.