Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8378
Título: Responsabilidade social das empresas : o impacto no comportamento e decisão de compra do consumidor
Autor: Moreira, Francisco Guimarães da Silva
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Responsabilidade Social das Empresas
conhecimento e perceção do consumidor
comportamentos do consumidor
escolha e decisão de compra
Corporate Social Responsibility
consumer knowledge and perception
consumer behaviors
purchase choice and decision
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Moreira, Francisco Guimarães da Silva (2014). "Responsabilidade social das empresas : o impacto no comportamento e decisão de compra do consumidor". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Nos últimos anos as empresas têm vindo cada vez mais a demonstrar interesse em desenvolver práticas de responsabilidade social. A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) procura promover o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, utilizando para isso os seus consumidores, como agentes que valorizam e se identificam com as suas práticas de responsabilidade social. Esta dissertação tem como foco compreender até que ponto as iniciativas de RSE podem ter impacto na decisão e comportamento de compra do consumidor. Pretende-se avaliar os níveis de conhecimento, perceção e consciência dos consumidores em relação à RSE e a forma como os seus comportamentos podem ser influenciados, enquanto consumidores e membros ativos da sociedade. O estudo desenvolvido teve como base o modelo E-O-R (Estímulo - Organismo - Resposta) adaptado de Lee e Johnson (2010), que procura explicar de que forma as ações, iniciativas e práticas de RSE (E) podem influenciar ou despertar a perceção e o conhecimento dos consumidores (O), moderados por determinados fatores, que poderão ter impacto nas respostas (R). Este modelo foi testado através de um estudo quantitativo desenvolvido por intermédio de um questionário on-line do qual foram recolhidos os dados provenientes de uma amostra não probabilística por conveniência. Através da análise dos resultados obtidos concluiu-se que as práticas de RSE e o nível de conhecimento acerca das mesmas podem ter impacto e influência nas atitudes, comportamentos, escolhas e decisões de compra dos consumidores.
In the past few years companies have been increasingly showing interest in developing social responsibility practices. The Corporate Social Responsibility (CSR) seeks to promote the welfare of society and the environment, making use of their consumers, as agents who value and identify with their social responsibility practices. This dissertation focuses primarily on understanding if the CSR initiatives can impact the decision and buying behavior of consumers. It is intended to evaluate the levels of knowledge, perception and consumer awareness of CSR and how their attitudes and behaviors can be influenced, as consumers and active members of society. From the literature review around these issues it was made a theme framework, structured a conceptual model and hypotheses were formulated. The study conducted was based on the SOR model (Stimulus - Organism - Response) adapted from Lee and Johnson (2010), which seeks to explain how the CSR actions, initiatives and practices (E) can influence or arouse the consumers's perception and the knowledge (O), moderated by certain factors, which may have an impact in the answers (R), in their choices, behaviors and purchasing decisions. This model was tested through a quantitative study by means of an on-line questionnaire which were collected data from a non-probability convenience sample. Through analysis of the results it was concluded that CSR practices and the level of knowledge about them can impact and influence the attitudes, behaviors, choices and purchase decisions of consumers.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8378
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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