Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8377
Título: Influência do uso de cupões de desconto no relacionamento consumidor/marca
Autor: Pereira, Ana Cláudia Ramusga
Orientador: Veríssimo, José
Palavras-chave: Cupões de desconto
Lealdade atitudinal
Lealdade comportamental
Promoções
Marca
Couponing
Attitudinal Loyalty
Commitment
Promotions
Brand
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Pereira, Ana Cláudia Ramusga (2014). "Influência do uso de cupões de desconto no relacionamento consumidor/marca". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Numa época em que a concorrência nos lineares das grandes superfícies é uma constante e que as ofertas ao consumidor não são uma surpresa, é importante tomar as melhores decisões no que respeita ao investimento promocional de um produto. Descontos, placas que mencionam "leve dois, pague 1", tudo é legítimo, porém nos dias que correm é necessário apostar em promoções que resultem mais do que no aumento das vendas num determinado período de tempo. A lealdade é algo que faz esse investimento ter um rendimento mais prolongado. O objetivo desta pesquisa visa verificar se a utilização de Cupões de Desconto tem um impacto na lealdade do cliente para com a marca. Deste modo, o presente estudo privilegia a opção promocional na qual a marca disponibiliza cupões de desconto. É de realçar que por cupões de desconto, neste estudo, entende-se vales de desconto que a marca coloca nas embalagens dos seus produtos com desconto imediato ou desconto na próxima compra e não cartões de desconto pertencentes a cadeias de lojas multimarca ou híper e supermercados. Foram estudados os seguintes determinantes: confiança, satisfação do consumidor, valor percebido, sendo intermediados pela lealdade atitudinal e pelo lealdade comportamental, culminando o modelo conceptual na recompra do produto. Percebeu-se que de facto a confiança não teve a importância que a teoria descreve neste tipo de estudo. Concluiu-se igualmente que a utilização de cupões de desconto influência a lealdade para com a marca.
In an era when competition in the large linear surfaces is a constant and the offers to the customer are not a surprise, it is important to make the best decisions regarding the investment of a promotional product. Discounts, "take two, pay one", everything is legitimate, but nowadays it is necessary to invest in promotions that result more than an increase in sales given time period. Loyalty is something that makes this investment to have a longer performance. The objective of this research is to determine whether the use of discount coupons have an impact on customer loyalty towards brand. Thus, the present study concern on the promotional option in which the Brand offers discount coupons. Please note that by discount coupons in this study concerns the discount vouchers that are placed by the brand on their product packaging and offer an instant rebate or a discount on the next purchase. Not studied in this research are the so-called discount cards that are used by the chains of multi-brand stores or hyper and supermarkets. The following determinants were studied: trust, consumer satisfaction, perceived value, mediated by attitudinal loyalty and commitment or behavioral loyalty, leading to product rebuy. It was found that trust did not have the importance that the theory proposes. Apart from this fact, it is concluded that the use of discount coupons do influence the loyalty towards the brand.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8377
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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