Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8349
Título: Dança e educação somática : a aplicação do método GDS para o aprimoramento do movimento expressivo e performático em dança.
Autor: Romarco, Evanize Kelli Siviero
Orientador: Oliveira, Ana Maria Macara de
Palavras-chave: Corpo
Dança
Didática
Educação somática
Movimento
Body
Dance
Movement
Somatic education
Teaching
Data de Defesa: 2014
Citação: Romarco, Evanize (2014) - Dança e educação somática : a aplicação do método GDS para o aprimoramento do movimento expressivo e performático em dança. Tese de Doutoramento. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O campo da educação somática fundamenta-se em contínua sistematização e estruturação do conhecimento empírico em que a prática é a base da teoria, e a percepção das sensações (por meio da experiência) é a base do aprendizado. A dança contemporânea se funde a esses princípios criando indagações que o bailarino e o coreógrafo encontram ao trabalhar o movimento, possibilitando, por meio da experiência, superar as dificuldades e voltar o olhar a outros horizontes, novas danças e novos movimentos. Por este caminho e pela construção e reconstrução da postura corporal nasce o método GDS, uma prática somática que se apresenta como um procedimento de leitura da postura, dos gestos e formas do corpo que fornece elementos para o diálogo entre o corpo e suas relações internas e externas. Assim, conduzir o corpo a um processo de aprendizado integrado, que envolva a capacidade de ler sensações, hábitos e comportamentos pode trazer contribuições significativas a favor não só da boa saúde, mas também, da expressividade artística e do movimento na dança. Nesse sentido, os objetivos deste estudo foram: a) desenvolver um método de trabalho didático-pedagógico de aplicação dos princípios do GDS à dança contemporânea e verificar se o mesmo pode contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do movimento expressivo e performático de graduandos de curso superior de Dança; b) analisar se as posturas morfocomportamentais do método GDS podem contribuir para melhorar a qualidade performática do bailarino; c) verificar se o fatores tempo e intensidade deste trabalho prático pode influenciar o seu resultado e d) refletir sobre a propagação da aplicação do método GDS na dança, em outros terrenos como na vida diária e profissional dos bailarinos. Para alcançar tais objetivos, realizamos uma pesquisa de campo com uma abordagem crítico-dialética, por meio de uma pesquisa-ação com aplicações do método GDS em aulas de dança contemporânea para 32 bailarinos dos cursos de bacharelado e licenciatura em dança da Universidade Federal de Viçosa-MG-Brasil organizados em dois grupos – G1 e G2. Na coleta dos dados utilizamos cinco instrumentos: 1) registros videográficos e fotográficos das aulas; 2) observações das aulas e dos registros videográficos; 3) diário de bordo; 4) entrevista focal de grupo; 5) questionário de qualidade de interpretação dos bailarinos. O tratamento dos dados realizou-se por meio das análises qualitativa e quantitativa (porcentagem simples, teste de Friedman e de Sinais). Como resultado, os alunos puderam, por meio do GDS, ter um olhar mais apurado sobre si e para as suas posturas quando dançam. Quanto ao processo de percepções de mudanças do corpo e no movimento constatamos que a maioria dos alunos dos dois grupos percebeu, já nas primeiras sessões, que ocorreram mudanças referentes à propriocepção, aos vícios posturais, à consciência corporal e à própria qualidade do movimento, elementos essenciais para o desenvolvimento de um corpo sensível no ato de dançar. Os participantes – com o método GDS – ultrapassaram as paredes da sala de aula aplicando-o em alguns aspectos da vida diária e em outros estilos e contextos da dança (Balé clássico, Composição coreográfica e solística). Constatamos que a proposta didático-pedagógica de aplicação do método GDS na dança é relevante e eficaz para o seu entendimento e desenvolvimento como um elemento diferenciado para o aprimoramento do movimento expressivo e performático de graduandos em dança, contribuindo para a sua formação profissional.
ABSTRACT - The field of somatic education is based on a continuous and systematic structuring of empirical knowledge where the practice is the basis of the theory and the perception of sensations through experience is the basis of learning. We believe that contemporary dance merges these principles by creating questions that the dancer and choreographer find to work the movement, allowing through of the experience, overcome difficulties and turn our gaze to other horizons, new dances, and new moves. Permeating this way and by construction and reconstruction of body posture, the GDS method born, a somatic practice that primarily presents as a procedure of reading posture, gestures and body shapes that provides elements for dialogue between the body and its relations internal and external. Thus, lead the body to an integrated process of learning, which involves the ability to internally read feelings, habits and behaviors that they can reveal, can bring significant contributions not only for good health but also of artistic expression and movement in dance. The aim of this study was to develop a didactic-pedagogical proposal for applying the principles of the GDS method to contemporary dance and ensure that it can contribute to the development and improvement of the expressive and performative movement undergraduate degree in Dance; whether the morphological postures this method can help improve the performative quality of the dancer; verify that the factors time and intensity of practical work can influence the outcome and reflect on the spread of this method in dance, other fields as in daily and professional lives of dancers. For this study we conducted a field study with a critical- dialectical approach, through an action research through the applications of the GDS method in dance classes, for 32 dancers of degree course in dance from the Federal University of Viçosa-MG-Brazil divided into two groups named G1 and G2. To collect the data we chose to use five instruments: video and photographic records of the classes; observations of lessons and videographic records; logbook; focal group interview and the questionnaire of the quality of interpretation of the dancers. The data analysis was conducted through qualitative and quantitative analysis (simple percentage, Friedman and Signs test). As a result the students were able through the GDS have a closer look at themselves and their attitudes when they dance. As regards the process perception changes in body and in movement we can analyze that most learners in both groups realized changes since the first sessions regarding the proprioception, to bad postural habits, body awareness and the very quality of movement, essential elements for the development of a sensitive body in the act of dancing . Participants with the GDS method surpassed the walls of the classroom by applying it in some aspects of daily life and in other dance styles and contexts (Classical ballet, choreography and composition individual), which implies that the proposal didactic- pedagogic for the implementation of GDS method in dance was relevant and effective for your understanding and development as a distinctive element to improve the expressive and performatic movement of undergraduates in dance, contributing to the training of the same.
Descrição: Doutoramento em Motricidade Humana na especialidade de Dança
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8349
Aparece nas colecções:BFMH - Teses de Doutoramento / Ph.D.Thesis



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