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Título: Da contabilidade orçamental à contabilidade patrimonial : escolas públicas de ensino não superior
Autor: Fernandes, Sara Cristina André
Orientador: Henriques, Rita Fuentes
Palavras-chave: Contabilidade Pública
POC-E
Escolas de ensino não superior
SNCP
Public accounting
non-higher schools
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Fernandes, Sara Cristina André (2014). "Da contabilidade orçamental à contabilidade patrimonial : escolas públicas de ensino não superior". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Este trabalho visa o estudo da passagem de uma contabilidade em base de caixa para a contabilidade em regime de acréscimo nas escolas de ensino não superior, e perceber quais os principais obstáculos neste processo de transição. Pretende ainda compreender o nível de implementação do POC-E nas mesmas, e perceber se a adopção do POC-E, no curto prazo, constitui uma mais-valia face à possibilidade da futura aprovação e implementação do SNCP. Para o desenvolvimento do estudo utilizou-se como metodologia de investigação o estudo de caso, e para a recolha de informação o método de entrevistas. O estudo permitiu concluir que existe uma grande dependência por parte das escolas do software informático aplicado à contabilidade, e ainda que este é determinante para a implementação da vertente patrimonial nas escolas. Assim, e tendo em conta a utilização da mesma, aproximadamente 50% das escolas do país utilizam em pleno a contabilidade orçamental e patrimonial, permitindo-nos também concluirque começam agora a sentir-se os primeiros avanços face à implementação do regime geral do POC-E, que até hoje se demonstrou complexa.A sua implementação foi considerada pelos entrevistados como elemento facilitador para uma futura aplicação do SNCP.
The main objective of this study is to analyze the implications of changing from an accounting cash basis to an accrual accounting in non-higher schools and understand what are the main obstacles in this transition process. It also aims to understand the POC-E level of implementation in these schools and if in the short term the POC-E adoption constitutes a value added when compared to the possibility of future approval and implementation of the SNCP. In order to proceed with this study, a case study research methodology was adopted and for collecting data the interviews method was elected. The results point three main conclusions. First, there is a strong dependence between schools and the software applied to accounting. Second, this software is crucial for the implementation of the accrual accounting in schools. Therefore, considering the use of this application, there are approximately 50% of schools in Portugal that use exclusively accrual and cash basis accounting. We also conclude that we can see first "gains" from the POC-E implementation general scheme, which until now it seemed too complex.The implementation of POC-E was considered by respondents as a facilitator element for the future application of SNCP.
Descrição: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8323
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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