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Título: O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino
Autor: Araújo, Ana Luísa Fernandes Quina
Orientador: Duarte, Margarida
Palavras-chave: marketing
comportamento do consumidor
sapatos
auto-conceito
sex appeal
consumer behavior
shoes
the self
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Araújo, Ana Luísa Fernandes Quina (2014). "O sex appeal dos sapatos e o autoconceito no feminino". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Os sapatos sempre exerceram um forte fascínio nas mulheres e desde a infância à idade adulta são vários os ícones que fomentam esse deslumbramento. O objectivo do estudo prende-se com a análise da relação do sex appeal dos sapatos e o auto-conceito feminino. Na revisão de literatura foi abordada a história dos sapatos e, como alicerce teórico, foi dado destaque às teorias do interaccionismo simbólico, da auto-complementação simbólica e da congruência com a auto-imagem. Foi realizado um estudo qualitativo com recurso a um focus group, junto de uma amostra não probabilística por conveniência. Os resultados revelam a importância dos sapatos para a definição da identidade feminina. O salto alto tem o poder de transformar a mulher, de as fazer sentir mais poderosas, confiantes e com mais sex appeal. No entanto, para se sentirem sensuais o conforto deve estar associado.
Shoes have always exerted a fascination to women and several iconic characters helped fuelling this natural attraction over the years. The aim of the study concerns the analysis of the relationship between the attractiveness of shoes and women's self-concept. In the literature review, has been approached the history of shoes and, as a theoretical foundation, was given emphasis to theories of symbolic interactionism, the symbolic self-completion and congruence with self-image. A qualitative study was conducted using a focus group, with a non-probability sample convenience. The results show the importance of shoes to the definition of female identity. However, in order to feel sexy, comfort must always be considered.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8190
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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