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Título: Determinantes da lealdade às marcas de surf
Autor: Torres, Tiago Miguel Faria
Orientador: Duarte, Margarida
Silva, Rui Correia da
Palavras-chave: Branding
Marca
Personalidade
Identidade da Marca
Imagem da Marca
Auto-imagem
Identificação com a marca
Lealdade
Surf
Consumidor de Surf
Brand
Brand Personality
Brand Identity
Brand Image
Self-Image
Brand Identification
Loyalty
Surf
Surf Consumer
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Torres, Tiago Miguel Faria (2014). "Determinantes da lealdade às marcas de surf". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: O surf é um desporto a que está associado um mercado muito competitivo e fortemente centrado em marcas. Como em muitos outros mercados, devido ao aumento da intensidade concorrencial é cada vez mais difícil para as empresas não só conseguir clientes, como retê-los a longo prazo. A aposta na imagem da marca surge na literatura como um importante factor de diferenciação das empresas, que pode levar a criação de lealdade dos consumidores. O presente estudo analisa assim esta temática, procurando investigar os determinantes da lealdade do consumidor às marcas de surf. Através de um estudo quantitativo e com base nos modelos desenvolvidos por Kim et al. (2001) e Nam et al. (2011) foi elaborado um questionário aplicado junto de consumidores de surf em Portugal. Numa amostra de 287 consumidores de surf estudou-se a influência da imagem da marca na lealdade, através das suas percepções, escolhas e opiniões pessoais. Apesar de existirem algumas diferenças entre consumidores surfistas e não surfistas, a imagem da marca revelou-se definitivamente um forte influenciador de lealdade neste mercado, não sendo, porém, o único.
Surfing is a sport inside a very competitive market with a strong focus on brands. As in many other markets, is difficult for companies to not only get customers, but also retain them in long-term. The focus on brand image appears in the literature as an important factor of companies differentiation, which can lead to customer loyalty. This study investigates the determinants of consumer loyalty to surf brands. Through a quantitative study and based on the model developed by Kim et al. (2001) and Nam et al. (2011) we designed a questionnaire addressed to surf consumers in Portugal. In a sample of 287 surf consumers we studied the influence of brand image on loyalty, through their perceptions, choices and personal opinions. Although there were some differences between surfers and not surfers consumers, the brand image turned out to be definitely a strong influencer of loyalty in this market, not being, however, the only one.
Descrição: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8186
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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