Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8117
Título: When the truth is found to be lies : a representação cinematográfica da manipulação mediática em close-up
Autor: Mourão, Tiago Filipe D´Abreu Noronha
Orientador: Cordeiro,Paula
Palavras-chave: Manipulação mediática
Cinema
Análise fílmica
Análise critica do discurso
Media
Sociedade
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Resumo: A presente dissertação, sob a forma de ensaio, foca - se na análise de quatro obras cinematográficas - Wag The Dog (1997), The Insider (1999), Good Night, And Good Luck (2005) e Frost/Nixon (2008) - , cuja narrativa incide no tratamento do fenó meno da manipula ção mediática. Pretendemos refletir sobre a dimensão social e moral dos filmes, conjugando postulados e conceitos acadé micos para aferir qual a ideologia e o tipo de linguagem (vocabulário, gramática, sintaxe) util izados no discurso, seja este um pensamento, monó logo, ou di álogo. Da mesma forma, avaliar as relações de poder e traç os caracter ísticos da personalidade das personagens, quando existe um diálogo que esteja na base da narrativa, ou num ponto fundamental de desenredo d a plot 1 , ou , ainda , no ponto culminante da mensagem inerente ao pathos do filme. Para tal efeito, a abordagem analítica empregada compreende u a aná lise f ílmica e a aná lise cr í tica d o discurso , na medida em que foi na conjugação das cenas que abordam, ou em que se assiste ao fenó meno da manipula ção, com a conjuntura a que as esta s se referem e foram concebidas, que se p rocurou aferir qual o verdadeiro “ valor ” discursivo da temática no grande ecrã , na viragem para o século XXI .
This essay focuses on the analysis of four motion pictures - Wag The Dog (1997), The Insider (1999), Good Night, And Good Luck (2005) and Frost /Nixon (2008) – in wh ich the narrative addresses the phenomenon of mass manipulation through and by the media. Throughout the essay, we intend to reflect on the social and moral dimension of the films mentioned , as well as its con nection with academic concepts and postulates; we attempt to ascertain the ideology and the type of language (vocabulary, grammar, syntax) employed in the films’ script , either expressing a thought, a monologue or a dialogue ; we also s eek to evaluate the c haracters’ personality traits and power relationships established among (on a broad sense) and between them (on a narrow sense), whether on a dialogue that constitutes the narrative basis or a fundamental point of the plot denouement, whether on a scene th at conveys the message inherent to the films’ pathos . For this purpose, the analytical approach includes film analysis and critical discourse analysis, insofar as it is in the combination of scenes that approach, or in which we are witnessing the phenomeno n of manipulation, with the circumstances that they refer to and were designed, that we intend to verify the topic's real discursive " merit " on these specific and renowned films, in the context of transition to the 21st century.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8117
Aparece nas colecções:BISCSP – Teses de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Mestrado_Tiago_Mourão_2014.pdf3,44 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Resumo_Tiago_Mourão.pdf420,1 kBAdobe PDFVer/Abrir
Abstract_Tiago_Mourão.pdf339,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.