Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8115
Título: Estudo de caso da influência do espaço no comportamento infantil em recreio escolar : metodologia de observação de affordances integrada com frequência cardíaca e dados GPS.
Autor: Godinho, Marta Isabel do Nascimento
Orientador: Pereira, Fernando Manuel da Cruz
Palavras-chave: Affordances
Crianças
Espaço
Frequência cardíaca
GPS
Recreio escolar
Data de Defesa: 2011
Citação: Godinho, Marta (2011) - Estudo de caso da influência do espaço no comportamento infantil em recreio escolar : metodologia de observação de affordances integrada com frequência cardíaca e dados GPS. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O objectivo deste estudo visa a elaboração de uma metodologia não intrusiva, aplicável ao estudo do comportamento e mobilidade de crianças em actividade livre, num espaço de características definidas, através de um sistema de observação, do geoposicionamento e da integração de parâmetros fisiológicos. Observaram-se 25 crianças, 13 rapazes e 12 raparigas, em recreio escolar. Cada criança foi observada com registo em vídeo, sendo aplicado simultaneamente um cardiofrequencímetro – GPS para recolha dos dados de geoposicionamento e frequência cardíaca. O comportamento foi analisado pela taxonomia de Kytta (2002) baseada no conceito de affordance que corresponde a um significado funcional das propriedades do ambiente que possibilitam as acções. O espaço foi dividido em 18 zonas devidamente definidas e caracterizadas. O tratamento de dados foi realizado através do, Garmin Training Center, Google Earth e Excel. Explorando as potencialidades do GPS, da captação de imagens e integração dos parâmetros fisiológicos, conclui-se que a metodologia possibilita a observação contextual da criança e a recolha simultânea das variáveis de comportamento, relação com espaço, e respostas fisiológicas. Permite reconstituir a actividade das crianças, compreender as escolhas relativamente ao espaço, cuja ocupação não é aleatória; localizar e caracterizar o comportamento e mobilidade das crianças, no tempo e espaço.
Descrição: Mestrado em Desenvolvimento da Criança
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8115
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE MESTRADO MARTA GODINHO.pdf13,69 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.