Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8114
Título: O impacto da comunicação social na tomada de decisão da compra e venda de acções
Autor: Tinoco, Bruno Miguel Aleixo
Orientador: Passos, José
Palavras-chave: Mercado de acções
acções
cotação
análise de conteúdo
análise da componentes principais
regressão linear múltipla
Market shares
shares
shares price
principal component analysis
multiple linear regression
text mining
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Tinoco, Bruno Miguel Aleixo (2014). "O impacto da comunicação social na tomada de decisão da compra e venda de acções". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Com a realização deste estudo procurou-se aferir a influência da comunicação social na tomada de decisão no momento de comprar e vender acções, determinando quais as notícias que mais influenciaram a tomada de decisão. O estudo ao índice PSI 20. Os dados que permitiram a realização do estudo foram recolhidos no período de 15-12-2008 a 16-05-2011 tendo sido consideradas todas as notícias presentes na primeira página do Jornal de Negócios e Diário Económico e as cotações de fecho em bolsa dos títulos da EDP, ALTRI SGPS e BES, empresas estas que se encontram ambas cotadas no índice PSI 20. A análise foi iniciada com a categorização das notícias recolhidas, através do software IBM SPSS Modeler. Após a conclusão deste processo e tendo em conta a possível relação existente entre algumas das categorias, foi utilizada a análise das componentes principais, tendo sido obtidos componentes formados por duas ou mais categorias, que na prática podem ser vistas como temas de notícias publicadas nos referidos jornais. Por fim e com o intuito de aferir a relação existente entre as componentes obtidas e as decisões dos investidores, os dados existentes foram analisados através de uma regressão linear múltipla, utilizando para o efeito o software IBM SPSS Statistics, que permitiu constatar que a decisão de compra e venda de acções é influenciada por notícias relacionadas com a crise actual, por negócios inerentes à compra ou venda de uma percentagem considerável de participações de empresas nacionais e por casos de crime e corrupção mediáticos em Portugal.
The goal of this work is to review and prove the existence of influence of the social communication on decision making when buying or selling market stocks and to determine which news influence such decisions. The work was applied in the real conditions of the Portuguese market and its primary stock market index PSI 20. The necessary data for this study was collected between 15 December 2008 and 16 May 2011 including three major stocks EDP, ALTRI SGPS and BES and all the related news published on the first pages of the most influent Portuguese economical-financial journals, namely Jornal de Negócios and Diário Económico. At the beginning of the analysis, the collected data has been categorized with the IBM SPSS Modeler. After concluding this process, having in mind that relations may exist among some categories, the component analysis was performed. Naturally there were components formed by two or more categories which can be seen as different topics published in referred journals. Finally, in order to assess an existing relationship between obtained components and decisions made by investors, the data was analysed through a multiple linear regression using IBM SPSS Statistics. This analysis allowed to conclude that a decision whether to buy or sell a stock is influenced by news related to the actual financial crisis on the world market, by news inherent to a purchase or disposal of considerable amount of participations owned by large national companies and by "medialized" cases of crime and corruption in Portugal.
Descrição: Mestrado em Decisão Económica e Empresarial
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8114
Aparece nas colecções:DM - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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