Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8072
Título: Estágio em reabilitação cardíaca : programa domiciliário como estratégia de incremento do comportamento de actividade física
Autor: Sequeira, Rita dos Santos
Orientador: Rodrigues, Maria Helena Santa Clara Pombo
Palavras-chave: Actividade física
Doença cardiovascular
Doença das artérias coronárias
Exercício aeróbio
Exercício combinado
Exercício de força muscular
Insuficiência cardíaca
Prescrição do exercício
Programas domiciliários
Data: 2011
Citação: Sequeira, Rita (2011) - Estágio em reabilitação cardíaca : programa domiciliário como estratégia de incremento do comportamento de actividade física. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: As doenças cardiovasculares, com todo o seu carácter multidimensional e todas as suas consequências, determinam que sejam encaradas como um dos mais importantes problemas de saúde pública (Direcção Geral de Saúde, 2003). A reabilitação cardíaca, tendo sempre em conta a promoção da qualidade de vida dos sujeitos com doença cardiovascular, consiste no processo de recuperação das componentes física, psicológica, social, vocacional e emocional (Leon et al, 2005). Este é um processo realizado quer em ambiente hospitalar quer em ambiente comunitário, estando inerente ao mesmo 6 componentes essenciais: avaliação do doente, aconselhamento nutricional, gestão dos factores de risco, intervenção psicossocial, aconselhamento de actividade física e por fim o treino físico (Balady et al., 2007), sendo a última uma das mais importantes em todo o processo de reabilitação, uma vez que tem um papel fulcral na recuperação dos doentes com doença cardiovascular e é eficaz na obtenção de benefícios ao nível cardiovascular, ventilatório, metabólico e psicossocial (AACVPR, 2006; ACSM, 2009). Assumindo toda a importância que os programas de reabilitação cardíaca têm, em especial as componentes do treino físico e aconselhamento de actividade física, realizei um estágio profissional no âmbito da reabilitação cardíaca nos programas do Hospital de Santa Marta e da Faculdade de Motricidade Humana. Procedi ainda à realização de um trabalho de pesquisa, sobe a forma de um estudo de caso, acerca do comportamento da actividade física.
Descrição: Mestrado em Exercício e Saúde na especialidade de Reabilitação Cardíaca
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8072
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.