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Título: Qualidade da informação contabilística antes e após crise financeira : o caso de Portugal, Espanha, Grécia e Itália
Autor: Grilo, Luísa Alexandra Frederico
Orientador: Morais, Ana Carvalho
Palavras-chave: Qualidade da informação contabilística
Crise
Manipulação de resultados
Relevância da informação contabilística
Quality of accounting information
Crisis
Earnings Management
Relevance of accounting information
Data de Defesa: 2014
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Grilo, Luísa Alexandra Frederico (2014). "Qualidade da informação contabilística antes e após crise financeira : o caso de Portugal, Espanha, Grécia e Itália". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
Resumo: Neste estudo pretende-se analisar o impacto que a crise na Europa teve sobre a qualidade da informação contabilística, reportada pelas empresas cotadas dos países da União Europeia mais afetados pela crise (Portugal, Espanha, Itália e Grécia). Para tal, foi selecionada uma amostra de 151 empresas para o período de 2005 a 2012. Nesta análise foi utilizado o modelo do preço definido por Barth et al (2001), para o estudo da relevância da informação contabilística, e o modelo definido por Jones, modificado por Dechow et al (1995) e Korthari et al (2005), para o estudo da manipulação de resultados. Os resultados obtidos indicam que, após a crise, a informação contabilística é menos relevante e os gestores manipulam menos os resultados da empresa. O facto de os gestores manipularem menos os resultados sugere que a crise teve um impacto positivo na qualidade da informação contabilística.
This study aims to analyze the impact that the crisis in Europe had on the quality of accounting information, reported by listed companies in the European Union countries most affected by the crisis (Portugal, Spain, Italy and Greece). To this end, we selected a sample of 151 firms for the period 2005-2012. For this analysis we used the model of the price set by Barth et al (2001), to study the relevance of accounting information, and the model defined by Jones, modified by Dechow et al (1995) and Korthari et al (2005), to study the earnings management. The results indicate that, after the crisis, the accounting information is less relevant and the managers manipulate less the company's results. The fact that managers manipulate least the results suggests that the crisis had a positive impact on the quality of accounting information.
Descrição: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8067
Aparece nas colecções:DG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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