Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8060
Título: A instrução do treinador : caracterização da intervenção transmitida pelo treinador de futebol em competição
Autor: Marques, João Nuno Pereira
Orientador: Ferreira, Vitor Manuel Santos Silva
Palavras-chave: Análise
Atletas
Classificação
Comparação
Competição
Comportamento
Instrução
Intervenção
Treinadores
Data: 2012
Citação: Marques, João Nuno P. (2012) - A instrução do treinador : caracterização da intervenção transmitida pelo treinador de futebol em competição. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Este estudo teve como objectivo analisar a intervenção em competição do treinador de futebol no escalão sénior, em função da divisão de competição, 3ª divisão e distrital e em função da posição ocupada na tabela classificativa pelo adversário, acima ou abaixo. A amostra foi constituída pelos episódios de instrução de 14 jogos, dos quais participaram 5 treinadores. O instrumento utilizado foi o S.A.I.C. (Sistema de Análise da Informação em Competição) adaptado por Santos (2003). Recorreu-se à estatística descritiva e à inferência através da estatística não paramétrica, o teste de Mann-Whitney, para comparar os resultados entre os grupos. Para a garantir a fidelidade intra-observador, foi utilizada a fórmula de Bellack, com um intervalo de 22 dias. O valor obtido foi superior a 85%, percentagens de acordos mínimos, para se garantir esta fidelidade intra-observador. Os resultados deste estudo mostram que os treinadores participantes, fornecem na sua maioria, instrução „prescritiva‟, „auditiva‟, dirigida ao „atleta‟ e com conteúdo „táctico‟. Em termos técnicos, fornecem mais „ofensivos‟. Relativamente aos tácticos, são os de „método de jogo‟ os preferidos e quanto aos psicológicos são os de „pressão eficácia‟, os mais emitidos. No que toca aos físicos, de referir que são os de „aquecimento‟ e os de „velocidade de execução‟, que são fornecidos em maior percentagem. Quanto à análise comparativa, de referir que a primeira hipótese, na qual se esperavam diferenças no comportamento de instrução durante situações de competição entre treinadores de 3ª divisão e de distrital, verifica-se parcialmente, pois constatam-se diferenças significativas nas sub-categorias „ritmo de jogo‟, „velocidade de deslocamento‟ e „velocidade de reacção‟.A segunda hipótese, a qual remete para a existência de diferenças no comportamento de instrução durante as situações de competição entre treinadores, que defrontem equipas melhor ou pior classificadas que as suas, também ela se verifica parcialmente, já que se observam diferenças significativas nas categorias „avaliativo positivo‟ e „táctica‟.
Descrição: Mestrado em Treino de Alto Rendimento
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8060
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese de Mestrado Definitiva - João Marques - 2012.pdf3,43 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.