Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8059
Título: O ensino artístico vocacional de dança em Portugal : diferenças e similitudes no espaço europeu, Espanha e França
Autor: Sequeira, Ana Maria Simões Manzoni de
Orientador: Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro
Palavras-chave: Diferenças e similitudes
Educação pela arte
Ensino artístico vocacional da dança
Políticas culturais
Políticas educativas
Reformas educativas
França
Espanha
Portugal
Data de Defesa: 2011
Citação: Sequeira, Ana Manzoni (2011) - O ensino artístico vocacional de dança em Portugal : diferenças e similitudes no espaço europeu, Espanha e França. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: Em Portugal, ao longo das últimas décadas, o ensino vocacional da dança tem sido palco de uma grande transformação, traduzida em sucessivas reformas educativas e na expansão da sua oferta. À semelhança de Portugal, outros países europeus têm desenvolvido as suas reformas, nas leis que regulamentam este tipo de ensino, promovendo espaços de discussão e debate cuja relevância incide na análise e reflexão do papel das artes na educação. Este estudo ganhou maior importância quando comparado com outras práticas educativas, nomeadamente, o sistema educativo espanhol e francês. Ao pretendermos analisar e reflectir a projecção dessas medidas, nos 3 países, procurámos investigar a legislação em vigor e a sua forma de implementação, bem como caracterizar os estabelecimentos que ministram esta via de ensino enquanto protagonistas em todo este processo. A investigação tem assim o objectivo de analisar e comparar as diferenças e similitudes no âmbito deste ensino, no sentido de poder propiciar uma maior qualificação e proximidade de Portugal com os seus parceiros europeus. Relativamente às reformas educativas e normativas em vigor nos 3 países, apurámos como similitudes, o alargamento da reforma educativa a mais alunos em diferentes áreas geográficas, o ensino vocacional da dança integrado no sistema de ensino e o seu regime de frequência. As principais diferenças encontradas relacionam-se com a ausência de uma politica sustentada e pensada de uma forma global, a falta de continuidade das reformas educativas e a carência de meios logísticos e financeiros.
Descrição: Mestrado em Performance Artística/Dança
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8059
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Manzoni.pdf18,41 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.