Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8050
Título: Características do bom professor : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia
Autor: Henriques, Cláudia Sofia da Silva
Orientador: Pedro, Maria da Conceição Ribeiro Rexelo
Duarte, Luís Manuel de Almeida
Palavras-chave: Alunos
Avaliação - docente
Características
Competências
Personalidade - atitude
Professor
Data: 2012
Citação: Henriques, Cláudia (2012) - Características do bom professor : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
Resumo: O presente documento surge com vista à finalização do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana. Este relatório descreve um estudo realizado no âmbito da Área 2 – Inovação e Investigação Pedagógica - do Estágio Pedagógico da Licenciatura em Ciências do Desporto, Ramo de Educação Física e Desporto Escolar. O estudo “Características do Bom Professor”, desenvolvido pelo Núcleo de Estágio (Cláudia Henriques, Diana Coelho e Verónica Santos) da Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, no ano lectivo 2008/09, surge como resposta à problemática vivida no seio da comunidade escolar, sobre a questão da avaliação de desempenho da profissão docente. Face a esta problemática, o estudo teve como objectivo descrever e analisar as percepções de alunos e professores quanto às características de um bom professor. Para tal, foi aplicada uma questão e recolhidos os dados de uma amostra seleccionada de alunos e professores da Escola Básica 2,3 Gaspar Correia. Após o tratamento e análise dos resultados obtidos, foi possível concluir que há pensamentos distintos entre alunos e professores, sendo que a competência pedagógica é a característica mais valorizada pelos professores, ao passo que a personalidade/atitude é a mais valorizada pelos alunos, embora ambos salientem que um bom professor tem que ter uma pluralidade de características, que não se cingem à competência ou aos traços de personalidade. Concluído o estudo, este foi apresentado à comunidade escolar, contando para o efeito com a colaboração de especialistas na área, nomeadamente os professores, Marcos Onofre, José Reis Lagarto e Miguel Abreu.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8050
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.