Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/8042
Título: Relatório final sobre a área de caráter científico-pedagógico do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Aquilino Ribeiro
Autor: Areias, Jaime Joaquim Araújo Lavadinho
Palavras-chave: Avaliação
Comunicação
Educação física
Estágio pedagógico
Projecto plurianual
Data: 2012
Citação: Areias, Jaime (2012) - Relatório final sobre a área de caráter científico-pedagógico do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Aquilino Ribeiro. Relatório de Estágio. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
Resumo: O estágio Pedagógico em Educação Física surge como componente essencial do processo de formação de professores. Este documento relata o período, a forma e o contexto como foram desenvolvidos os Seminários de Estágio, tendo como destinatários privilegiados o Grupo de Educação Física e o restante corpo docente. Depois de avaliarmos as necessidades de intervenção na Escola e no Grupo de Educação Física foi tomada a decisão de desenvolver os seguintes temas: “A promoção da comunicação e do envolvimento dos Encarregados de Educação”, enquadrando-o nos fatores de sucesso sistematizados por Marzano (2003) e “O efeito carrossel”, alertando para a necessidade de realizar a Avaliação Inicial e posterior Conferência curricular, com vista à construção de um Projeto curricular Plurianual. Todos estes temas tiveram calendários de ação e de desenvolvimento (intervenção) e foram sustentados numa revisão da literatura relevante para as áreas abordadas. Este documento pretende descrever, de uma forma reflexiva todo o processo desenvolvido nesta área de estágio, através do Seminário para o Grupo de Educação Física – Efeito Carrossel - e do seminário de Escola – O sucesso Educativo do Aluno – Comunicação. Os resultados desta intervenção, para além daqueles que se poderão constatar no presente documento, só podem ser efetivamente verificados pelas ferramentas atribuídas à escola, ao corpo docente e ao grupo de educação física, pelas ações subsequentes empreendidas na escola em função da nossa intervenção e principalmente pelos efeitos que, eventualmente produziram nas aprendizagens de todos os alunos da Escola Secundária Aquilino Ribeiro.
Descrição: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/8042
Aparece nas colecções:BFMH - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MESTRADO TESE final version.pdf1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.